Programar em C/Um programa em C: diferenças entre revisões

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
sem resumo de edição
[edição não verificada][edição não verificada]
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
<b>1</b> /* o meu primeiro programa */
<b>2</b> #include <stdio.h>
<b>3</b> int main()
<b>4</b> {
A primeira linha é um ''comentário'', que é qualquer texto que esteja entre as marcações <code>/*</code> e <code>*/</code>, podendo inclusive ocupar várias linhas. O compilador simplesmente ignora tudo que estiver entre esses sinais.
 
O símbolo '''#''' no início da linha 2 marca uma '''diretiva do pré-processador'''; nesse caso, a diretiva '''#include''', que ordena que seja incluído naquele ponto o conteúdo do arquivo ''stdio.h'', que é um arquivo-cabeçalho (''header'', em inglês ― daí a terminação ".h"). Esse tipo de instrução será detalhado na seção [[../Pré-processador|Pré-processador]]. ''stdio'' é uma abreviação de ''Standard Input/Output'', ou Entrada e Saída Padronizadas. Esse cabeçalho contém várias funções usadas para entrada e saída de dados no teclado, na tela e em arquivos.
 
ANa linha 3, começa a definição definede uma função chamada '''main''' e que retorna um valor do tipo '''int''' (inteiro). Todo programa deve ter uma função com esse nome, pois, quandoé sea executafunção um programa,que o sistema operacional procura porquando essaum funçãoprograma e aé executaexecutado. VocêTudo podeque criarestiver outrasentre funçõesas e executá-las a partir da funçãochaves <code>main{ }</code>, masfará oparte programada começafunção e terminaserá suaexecutado execuçãoseqüencialmente comquando a função <code>main</code>for chamada. A palavra '''int''' significa que a função retorna um valor inteiro.
 
Na linha 5, fazemos uma chamada à função printf(), quepassando mandaa textostring formatado(uma paraseqüência ade saídacaracteres, padrãocomo (geralmenteveremos omais monitor/ecrãtarde) "Olá, mundo!" como argumento ― a função ''printf()'' exibe na tela os argumentos passados a ela. A inclusão do cabeçalho &lt;stdio.h&gt; é necessária quando você pretender usar essa função. Note o ponto-e-vírgula no final da instrução. Todas as instruções em C devem terminar com um ponto-e-vírgula.
As chaves, nas linhas 4 e 7, indicam simplesmente um bloco de código. Neste contexto, indicam o código que fará parte da função main().
 
Na linha 6, dizemos que a função main() deve retornar o valor 0 e terminar; é o valor inteiro que dissemos que deveria ser retornado na linha 3.
Na linha 5, fazemos uma chamada à função printf(), que manda texto formatado para a saída padrão (geralmente o monitor/ecrã). A inclusão do cabeçalho &lt;stdio.h&gt; é necessária quando você pretender usar essa função. Note o ponto-e-vírgula no final da instrução.
 
Na linha 6, dizemos que a função main() deve retornar o valor 0 e terminar. Geralmente, para o sistema operacional, se o valor de retorno da função main() for zero, o programa deve ter realizado suas tarefas com sucesso; valores diferentes de zero indicam algum erro. Podemos também usar parênteses na instrução ''return'': <code>return(0);</code>
 
[[Categoria:Programar em C|U]]
623

edições

Menu de navegação