Grego moderno/Fonologia: diferenças entre revisões

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
5 bytes removidos ,  20h05min de 6 de agosto de 2006
A maioria das palavras gregas possui uma ''sílaba tónica''. Em portugês existe este conceito de '''sílaba tónica''', referindo-se à sílaba mais forte de uma palavra. Por exemplo, nas palavras ''número'' e ''animal'', as sílabas tónicas são ''nú'' e ''mal'' respectivamente.
 
No Grego Moderno, no caso caso das palavras de uma só sílaba, não há dúvidas quanto ao local da ''tonicidade''. Em todas as outras palavras, aquelas que possuem duas ou mais sílabas, existe um '''acento''' ( ´ ) na sílaba tónica que marca a tonicidade da palavra. Há outras palavras, todas monossilábicas a excepção de ποιος e suas [[Grego Moderno: Gramática-Número, Género e Caso|declinações]], que não são tónicas, isto é, são como que afixos adicionados às palavras vizinhas. Estas palavras são constituídas por uma sílaba fraca. '''Exemplos''':
*'''ο (''o'')''' "Ο πατέρας" (''O pai'') é lido como uma só palavra - ''opatéras'';
*'''μου (''meu'')''', "Ο πατέρας μου" (''O meu pai'') é também lido como uma só palavra - ''opatérazmuopatérasmu''.
 
Todas as palavras de duas ou mais sílabas (excepto ποιος, como visto em cima) têm um acento que indica a sílaba tónica. Há ainda algumas palavras de uma só sílaba que possuem acento, como ή (''ou'') ou πού (''onde''), tendo este uma função dupla:
Utilizador anónimo

Menu de navegação