Introdução à Biologia/Célula/Estrutura e organização da célula: diferenças entre revisões

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
sem resumo de edição
[edição verificada][edição verificada]
(Desfez a edição 269498 de 189.121.163.235 (Discussão))
Sem resumo de edição
[[Ficheiro:Celula-simples.png|thumb|right|200px|Esquema simplificado de uma célula eucarionte animal, mostrando a membrana, o citoplasma e o núcleo. No citoplasma observa-se várias organelas.]]
Todas as células são formadas por uma membrana plasmática e pelo citoplasma. A membrana plasmática é uma estrutura fina que delimita a célula, separando o meio extracelular do meio intracelular, enquanto que o citoplasma é o espaço intracelular, o qual se encontra preenchido por um líquido gelatinoso chamado citosol. Além dessas duas estruturas básicas, as células podem ter diversas outras estruturas na sua constituição, formando dois padrões de células distintas: as células procariontes ou procarióticas, e as células eucariontes ou eucarióticas. As células eucariontes possuem no interior do citoplasma diversas estruturas, como por exemplo, o núcleo celular, mitocôndrias, complexo de Golgi, retículo endoplasmático, ribossomos, lisossomos, etc. Já nas células procariontes, as únicas organelas existentes no seu citoplasma são os ribossomos, além disso, o material genético está disperso no citoplasma, ao contrário da célula eucarionte, onde o material genético encontra-se dentro do núcleo da célula.
 
 
==Membrana plasmática==
 
[[Image:Cell membrane detailed diagram pt.svg|thumb|center|800px|Estrutura completa da membrana plasmática.]]
 
 
===Transporte de substâncias através da membrana===
====Difusão simples====
[[Ficheiro:Blausen 0315 Diffusion.png|thumb|right|300px|Exemplo de difusão de um pigmento violeta em um recipiente com água.]]
A membrana plasmática é altamente permeável à várias substâncias, com por exemplo: água, oxigênio, gás carbônico e substâncias solúveis em lipídios (hormônios esteroides, alguns anestésicos). Por isso, o movimentos dessas substâncias através da membrana depende apenas da sua concentração dentro e fora da célula. Por definição, difusão é um processo físico, onde as partículas movem-se do meio com maior concentração para o meio com menor contração, até que o sistema entre em equilíbrio e a concentração da substância fique constante. A difusão ocorre devido o movimento aleatórios das moléculas, fruto da energia cinética que possuem. Estes movimentos fazem com que, do ponto de vista macroscópico, as partículas passem das zonas concentração mais elevada de concentração para zonas de baixa concentração. Considere um recipiente com água, no qual é adicionado um pequena quantidade de corante cor violeta. O movimento das moléculas de corante faz com que estas se espalhem (ou se difundam) do ponto de maior concentração para o de menor, até que a solução fique com uma cor homogênea.
 
Um clássico exemplo de difusão simples pela membrana celular é o oxigênio e o gás carbônico. No interior das células, as mitocôndrias utilizam o oxigênio para produzir energia e produzem gás carbônico neste processo. Portanto, concluímos que no interior da célula, a concentração de oxigênio tende a diminuir e a de gás carbônico tende a aumentar. Como no meio externo a concentração desses gases tende a ser constante, cria-se uma diferença de contração, também chamada de '''gradiente de concentração''', entre o meio intracelular e extracelular. Dessa forma, o oxigênio difunde-se para dentro da célula e o gás carbônico difunde-se para fora da célula.
 
====Difusão facilitada====
Na difusão facilitada, o transporte de substâncias através da membrana também obedece um gradiente de concentração, ou seja, a substância passa do meio com maior concentração para o meio com menor concentração. A diferença da difusão simples é que na difusão facilitada existem proteínas transportadoras na membrana que "facilitam" a passagem de substâncias, daí o nome difusão facilitada.
Em algumas situações, a entrada de substância para dentro da célula, através da membrana, é facilitada por proteínas transportadoras.
 
 
==Parede celular==
1 387

edições

Menu de navegação