Astronomia mirim/Marte: diferenças entre revisões

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
[edição verificada][edição verificada]
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
He7d3r.bot (discussão | contribs)
Guiwp (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
[[Imagem:Mars_Valles_Marineris.jpeg|thumb|right|200px|O planeta Marte, em montagem de fotos da sonda Viking I em 1980.]]
[[Imagem:Mars_Earth_Comparison.png|thumb|150px|Comparação da Terra e de Marte.]] '''Marte''' é o quarto planeta do [[Astronomia Mirim/Os planetas e o Sistema Solar|Sistema Solar]], contado a partir do [[Astronomia Mirim/O Sol|Sol]], que possui esse nome devido à sua característica cor vermelha, associada ao deus da guerra de mesmo nome da mitologia romana. Sua cor avermelhada é devida à sua superfície altamente oxidada, ou seja, enferrujada.


[[Imagem:Marte_Valles_Marineris.jpeg|thumb|right|200px|O planeta Marte, em montagem de fotos da sonda Viking I em 1980.]]
==De que é feito==

[[Imagem:Marte_Earth_Comparison.png|thumb|150px|Comparação da Terra e de Marte.]]

'''Marte''' é o quarto planeta do [[Astronomia Mirim/Os planetas e o Sistema Solar|Sistema Solar]], contado a partir do [[Astronomia Mirim/O Sol|Sol]], que possui esse nome devido à sua característica cor vermelha, associada ao deus da guerra de mesmo nome da mitologia romana. Sua cor avermelhada é devida à sua superfície altamente oxidada, ou seja, enferrujada.

== Qual é seu tamanho? ==

Marte é o segundo menor dos oito maiores planetas do Sistema Solar. Apenas mercúrio é menor. Tem quase 7.000 quilômetros (km) de largura, pouco mais da metade da largura da Terra. O seu volume é de cerca de 15% da Terra. Como na Terra grande parte é coberto por água, a superfície total de Marte é quase tão grande quanto toda a terra na Terra. Esse tamanho pode ser o suficiente para que hajam colônias humanas.

== Como é a superfície? ==

[[File:Spirit_Lookout_L256t-A413R1_br2.jpg|none|thumb|800px|Visão panorâmica do robô ''Spirit''.]]

Marte é um planeta parecido com a [[Astronomia Mirim/A Terra|Terra]] em vários aspectos: está relativamente próximo dela, a duração de seu dia é apenas um pouco mais do que as 24 horas da Terra, seu tamanho é cerca de metade do da Terra (6800km de diâmetro), possui uma pequena atmosfera, e se assemelha a um deserto.Devido a isso, até o início do século XX, sempre povoou a imaginação dos homens como possuindo uma população de marcianos, sedentos de água, dispostos a invadir a Terra para conseguir os recursos naturais que a sua decadente civilização necessitaria.
Marte é um planeta parecido com a [[Astronomia Mirim/A Terra|Terra]] em vários aspectos: está relativamente próximo dela, a duração de seu dia é apenas um pouco mais do que as 24 horas da Terra, seu tamanho é cerca de metade do da Terra (6800km de diâmetro), possui uma pequena atmosfera, e se assemelha a um deserto.Devido a isso, até o início do século XX, sempre povoou a imaginação dos homens como possuindo uma população de marcianos, sedentos de água, dispostos a invadir a Terra para conseguir os recursos naturais que a sua decadente civilização necessitaria.


Mas em outros aspectos, no entanto, Marte é bastante diferente da Terra: ele é, na verdade, um imenso deserto mais seco do que qualquer deserto da Terra, mais frio do que o pólo sul da Terra, com uma atmosfera tão fina que qualquer água evaporaria imediatamente e sumiria, banhado por uma radiação solar inclemente que atinge o chão do planeta sem sofrer nenhum tipo de filtragem pela atmosfera rarefeita, escorchando o solo impiedosamente. Ou seja, um ambiente extremamente perigoso para qualquer vida terrestre. Sua gravidade é cerca de um terço da gravidade da Terra, ou seja, se a balança mostra que você pesa 30kg, em Marte ela mostraria 10kg. A temperatura da superfície varia entre a máxima de cerca de 10 C no verão ao meio dia no equador, até -140 C nos pólos. A temperatura média é de -60 C.
Mas em outros aspectos, no entanto, Marte é bastante diferente da Terra: ele é, na verdade, um imenso deserto mais seco do que qualquer deserto da Terra, mais frio do que o pólo sul da Terra, com uma atmosfera tão fina que qualquer água evaporaria imediatamente e sumiria, banhado por uma radiação Solar inclemente que atinge o chão do planeta sem sofrer nenhum tipo de filtragem pela atmosfera rarefeita, escorchando o Solo impiedosamente. Ou seja, um ambiente extremamente perigoso para qualquer vida terrestre. Sua gravidade é cerca de um terço da gravidade da Terra, ou seja, se a balança mostra que você pesa 30kg, em Marte ela mostraria 10kg. A temperatura da superfície varia entre a máxima de cerca de 10 C no verão ao meio dia no equador, até -140 C nos pólos. A temperatura média é de -60 C.


Marte possui algumas características muito interessantes em sua superfície: há vários vales, montanhas, planaltos e planícies, e inclusive o que parece ser marcas deixadas por rios e mares muito antigos, que já secaram.
Marte possui algumas características muito interessantes em sua superfície: há vários vales, montanhas, planaltos e planícies, e inclusive o que parece ser marcas deixadas por rios e mares muito antigos, que já secaram.


[[Imagem:Olympus_Mons.jpg|thumb|150px|right|O Monte Olimpo.]] A maior montanha do [[Astronomia Mirim/Os planetas e o Sistema Solar|Sistema Solar]], o Monte Olimpo, com 30km de altura, fica em Marte. Isso é mais de 3 vezes a altura do Monte Everest, a maior montanha da Terra, que tem cerca de 8km de altura. O planeta também apresenta duas capas polares com gelo. Parte deste gelo é formada por água congelada, e devido às baixas temperaturas, no inverno parte do gelo também é formada por gelo seco (gás carbônico congelado).
[[Imagem:Olympus_Mons.jpg|thumb|350px|right|O Monte Olimpo.]]
A maior montanha do [[Astronomia Mirim/Os planetas e o Sistema Solar|Sistema Solar]], o Monte Olimpo, com 30km de altura, fica em Marte. Isso é mais de 3 vezes a altura do Monte Everest, a maior montanha da Terra, que tem cerca de 8km de altura. O planeta também apresenta duas capas polares com gelo. Parte deste gelo é formada por água congelada, e devido às baixas temperaturas, no inverno parte do gelo também é formada por gelo seco (gás carbônico congelado).

== Quanto tempo é um dia ==

Um dia em Marte tem apenas 39 minutos e 35 segundos a mais do que um dia na Terra (1,026 dias Terra). Um ano em Marte é quase dois anos terrestres (687 dias terrestres).

Muito parecido com a Terra, o eixo de rotação de Marte se inclina em um ângulo. Esta inclinação faz com que haja estações em Marte, uma vez que viaja ao redor do Sol. Verão ocorre na metade do planeta que está inclinado em direção ao Sol, e no inverno na outra metade. Depois de meio ano marciano, as estações do ano são invertidas. Mas essas estações são cerca de duas vezes mais longas do que as da Terra.

== Do que é feito? ==

[[Image:Mars interior.jpg|thumb|left|300px]]

A superfície externa rochosa de Marte é chamada de crosta. A maior parte da crosta é feita de basalto, um tipo de rocha feita a partir do esfriamento da lava.

Como a Terra, Marte tem uma grossa camada de rocha abaixo da crosta chamado manto. O manto é muito mais quente do que a crosta, a rocha manto é parcialmente fundida. Mas a crosta de Marte cresceu espessa, de modo que a lava do manto não atingisse a superfície. Há vulcões em Marte, mas eles não estão mais ativos.

No centro de Marte há um núcleo feito de metais: ferro e níquel. Se Marte fosse do mesmo tamanho que a Terra, o núcleo de Marte seria menor do que o núcleo da Terra. Assim, uma quantidade maior de Marte é feita de rocha. Por causa da rocha ser mais leve do que os metais no núcleo, Marte tem uma densidade mais baixa que a Terra.

== Qual o efeito da gravidade? ==

Se você estivesse em Marte, você seria mais leve, a gravidade de Marte é dois quintos a da Terra. Você poderia levantar objetos que pesam quase três vezes mais em comparação com objetos similares aqui na terra. Você poderia saltar para cima quase três vezes mais, e levaria muito mais tempo para cair no chão da mesma altura.

Mesmo que pareça que você seria como um herói de histórias em quadrinhos, em Marte existem algumas coisas que você não poderia fazer. Apesar de uma grande rocha pesar menos, e você poder pegá-la, ela ainda teria a mesma massa. Se você tentar pegá-la, ela iria derrubá-la, e se ela pousa-se em você, iria esmagá-lo. Um carro sobre a superfície de Marte necessitaria a mesma quantidade de energia para acelerar, embora a subida requeira menos. Pode, no entanto, necessitar de mais espaço para parar. Como o peso é menor torna-se mais fácil ocorrer uma derrapagem.

== De onde veio o nome? ==

Na mitologia romana, Marte era o deus da guerra e da agricultura. O planeta Marte foi nomeado assim porque Marte é vermelho como o sangue.

== Quem descobriu? ==

Ninguém sabe, mas os primeiros registros foram por antigos egípcios, há mais de 4000 anos, eles conheciam o movimento de Marte. Em uma tumba de faraó, chamada Seti I, Marte é desenhada no teto. Os babilônios (no Oriente Médio), chinês e grego também estudaram Marte há mais de 3000 anos atrás. Os gregos aprenderam sobre Marte dos babilônios, e desde que os babilônios chamavam seu deus da guerra, de Nergal, os gregos chamavam o seu próprio deus da guerra, de Ares.

== Exploração ==


==Exploração==
Essa visão de Marte ficou muito famosa devido às observações de Percival Lowell e Giovanni Schiaparelli, astrônomos cujos telescópios de pouca potência mostravam no fim do século XIX artefatos inexistentes na sua superfície, como por exemplo linhas que pareciam canais artificiais. No entanto, com o advento de poderosos telescópios e sondas espaciais, ficou claro que Marte não possui nenhuma população de marcianos, e até onde se saiba, nenhuma forma de vida atualmente, nem mesmo na forma de bactérias.
Essa visão de Marte ficou muito famosa devido às observações de Percival Lowell e Giovanni Schiaparelli, astrônomos cujos telescópios de pouca potência mostravam no fim do século XIX artefatos inexistentes na sua superfície, como por exemplo linhas que pareciam canais artificiais. No entanto, com o advento de poderosos telescópios e sondas espaciais, ficou claro que Marte não possui nenhuma população de marcianos, e até onde se saiba, nenhuma forma de vida atualmente, nem mesmo na forma de bactérias.


Nos últimos anos, várias sondas interplanetárias automáticas orbitaram e pousaram em Marte, e várias fotos e informações científicas foram obtidas. As primeiras a pousarem foram a dupla Viking I e II na década de 1970, seguidas recentemente por várias outras, algumas ambulantes.
Nos últimos anos, várias sondas interplanetárias automáticas orbitaram e pousaram em Marte, e várias fotos e informações científicas foram obtidas. As primeiras a pousarem foram a dupla Viking I e II na década de 1970, seguidas recentemente por várias outras, algumas ambulantes.


A partir de 2004, dois pequenos robôs ambulantes, o Opportunity e o Spirit, rodaram por vários meses em lados opostos do planeta (o Opportunity em um antigo mar que já secou e o Spirit em uma antiga cratera) e fizeram incríveis fotos e filmes, como por exemplo de tornados que vagam pela superfície seca.
A partir de 2004, dois pequenos robôs ambulantes, o Opportunity e o Spirit, rodaram por vários meses em lados opostos do planeta (o Opportunity em um antigo mar que já secou e o Spirit em uma antiga cratera) e fizeram incríveis fotos e filmes, como por exemplo de tornados que vagam pela superfície seca.
Linha 29: Linha 73:


[[Imagem:15-ml-06-phobos2-A067R1.jpg|thumb|150px|left|A lua Fobos vista da superfície de Marte atravessando o Sol em 10 de março de 2004.]]
[[Imagem:15-ml-06-phobos2-A067R1.jpg|thumb|150px|left|A lua Fobos vista da superfície de Marte atravessando o Sol em 10 de março de 2004.]]

[[Imagem:13-ml-04-deimos-A067R1.jpg|thumb|150px|right|A lua Deimos vista da superfície de Marte atravessando o Sol em 4 de março de 2004.]]
[[Imagem:13-ml-04-deimos-A067R1.jpg|thumb|150px|right|A lua Deimos vista da superfície de Marte atravessando o Sol em 4 de março de 2004.]]


Existem duas luas que circulam em volta de Marte, ambas muito pequenas:
Existem duas luas que circulam em volta de Marte, ambas muito pequenas:


*'''[[Astronomia Mirim/Marte/Fobos|Fobos]]''', com cerca de 20km de diâmetro, e Deimos, com cerca de 10km de diâmetro. Fobos aparece, para quem está na superfície de Marte, como uma lua quase do tamanho do Sol, devido a sua pequena distância de apenas 6000km da superfície, e leva cerca de 7h30min para dar uma volta completa em Marte. Como circula mais rapidamente do que o planeta leva para dar uma volta ao redor de si mesmo, ela está lentamente se aproximando do planeta e eventualmente cairá nele.
*'''[[Astronomia Mirim/Marte/Fobos|Fobos]]''', com cerca de 20km de diâmetro, e Deimos, com cerca de 10km de diâmetro. Fobos aparece, para quem está na superfície de Marte, como uma lua quase do tamanho do Sol, devido a sua pequena distância de apenas 6000km da superfície, e leva cerca de 7h30min para dar uma volta completa em Marte. Como circula mais rapidamente do que o planeta leva para dar uma volta ao redor de si mesmo, ela está lentamente se aproximando do planeta e eventualmente cairá nele.
*'''[[Astronomia Mirim/Marte/Deimos|Deimos]]''' aparece como uma lua muito menor, a 20000km de distância da superfície, e levando 30h30min para dar uma volta completa no planeta.
*'''[[Astronomia Mirim/Marte/Deimos|Deimos]]''''aparece como uma lua muito menor, a 20000km de distância da superfície, e levando 30h30min para dar uma volta completa no planeta.


<gallery>
<gallery>
Imagem:Marsdustdevil2.gif|Filme feito pelo robô Spirit mostra tornados vagando pela superfície de Marte em 2005.
Imagem:Martedustdevil2.gif|Filme feito pelo robô Spirit mostra tornados vagando pela superfície de Marte em 2005.
Imagem:Marsorizon232.JPG|Um panorama de Marte feito pelo robô Spirit em cima de um monte. Vê-se o interior da cratera Gusev onde ele se encontra.
Imagem:Marteorizon232.JPG|Um panorama de Marte feito pelo robô Spirit em cima de um monte. Vê-se o interior da cratera Gusev onde ele se encontra.
Imagem:Sol454_Marte_spirit.jpg|Vista de Marte pelo robô Spirit.
Imagem:Sol454_Marte_spirit.jpg|Vista de Marte pelo robô Spirit.
Imagem:MarsTopoMap-PIA02031_modest.jpg|Mapa mostrando a altitude de diversos pontos em Marte. Vermelho é mais alto, azul é mais baixo. Note que o hemisfério norte de Marte é muito mais baixo que o hemisfério sul.
Imagem:MarteTopoMap-PIA02031_modest.jpg|Mapa mostrando a altitude de diversos pontos em Marte. Vermelho é mais alto, azul é mais baixo. Note que o hemisfério norte de Marte é muito mais baixo que o hemisfério sul.
Imagem:MarsSunset.jpg|Um pôr-do-sol em Marte.
Imagem:MarteSunset.jpg|Um pôr-do-Sol em Marte.
Imagem:Mars.jpg|Marte é um pouco similar à Terra: note as calotas polares e algumas nuvens ao redor do planeta.]]
Imagem:Marte.jpg|Marte é um pouco similar à Terra: note as calotas polares e algumas nuvens ao redor do planeta.]]
</gallery>
</gallery>

{{Astronomia Mirim:Índice}}
== Referências ==

* Steven W. Squyres, ''''Mars'', World Book Online Reference Center, World Book, Inc., 2004. [http://www.nasa.gov/worldbook/mars_worldbook.html] [http://www.worldbookonline.com/wb/Article?id=ar346000]
* "a ''terrestrial''planet" [http://www.solarviews.com/eng/solarsys.htm]
* "How big is the planet?" [http://nssdc.gsfc.nasa.gov/planetary/factsheet/marsfact.html] [http://solarsystem.jpl.nasa.gov/planets/profile.cfm?Object=Mars&Display=Facts]
* "How long is a day on this planet?" [http://www.solarviews.com/eng/mars.htm] [http://solarsystem.jpl.nasa.gov/planets/profile.cfm?Object=Mars&Display=Facts]
* "What is it made of?" Steven W. Squyres, ''ibid.''

<!--Other languages-->

[[en:Wikijunior/Solar System/Mars]]
[[bs:Wiki junior Sunčev sistem/Mars]]
[[de:Wikijunior Sonnensystem/Mars]]
[[es:Wikichicos/Sistema_Solar/Marte]]
[[nl:Wikijunior:Zonnestelsel/Mars]]
[[pl:Wikijunior:Układ_Słoneczny/Mars]]
[[fi:Wikijunior_Aurinkokunta/Mars]]
[[zh:Wikijunior:太阳系/火星]]


{{AutoCat}}
{{AutoCat}}

Revisão das 13h17min de 4 de setembro de 2013

Ficheiro:Marte Valles Marineris.jpeg
O planeta Marte, em montagem de fotos da sonda Viking I em 1980.
Ficheiro:Marte Earth Comparison.png
Comparação da Terra e de Marte.

Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, contado a partir do Sol, que possui esse nome devido à sua característica cor vermelha, associada ao deus da guerra de mesmo nome da mitologia romana. Sua cor avermelhada é devida à sua superfície altamente oxidada, ou seja, enferrujada.

Qual é seu tamanho?

Marte é o segundo menor dos oito maiores planetas do Sistema Solar. Apenas mercúrio é menor. Tem quase 7.000 quilômetros (km) de largura, pouco mais da metade da largura da Terra. O seu volume é de cerca de 15% da Terra. Como na Terra grande parte é coberto por água, a superfície total de Marte é quase tão grande quanto toda a terra na Terra. Esse tamanho pode ser o suficiente para que hajam colônias humanas.

Como é a superfície?

Visão panorâmica do robô Spirit.

Marte é um planeta parecido com a Terra em vários aspectos: está relativamente próximo dela, a duração de seu dia é apenas um pouco mais do que as 24 horas da Terra, seu tamanho é cerca de metade do da Terra (6800km de diâmetro), possui uma pequena atmosfera, e se assemelha a um deserto.Devido a isso, até o início do século XX, sempre povoou a imaginação dos homens como possuindo uma população de marcianos, sedentos de água, dispostos a invadir a Terra para conseguir os recursos naturais que a sua decadente civilização necessitaria.

Mas em outros aspectos, no entanto, Marte é bastante diferente da Terra: ele é, na verdade, um imenso deserto mais seco do que qualquer deserto da Terra, mais frio do que o pólo sul da Terra, com uma atmosfera tão fina que qualquer água evaporaria imediatamente e sumiria, banhado por uma radiação Solar inclemente que atinge o chão do planeta sem sofrer nenhum tipo de filtragem pela atmosfera rarefeita, escorchando o Solo impiedosamente. Ou seja, um ambiente extremamente perigoso para qualquer vida terrestre. Sua gravidade é cerca de um terço da gravidade da Terra, ou seja, se a balança mostra que você pesa 30kg, em Marte ela mostraria 10kg. A temperatura da superfície varia entre a máxima de cerca de 10 C no verão ao meio dia no equador, até -140 C nos pólos. A temperatura média é de -60 C.

Marte possui algumas características muito interessantes em sua superfície: há vários vales, montanhas, planaltos e planícies, e inclusive o que parece ser marcas deixadas por rios e mares muito antigos, que já secaram.

O Monte Olimpo.

A maior montanha do Sistema Solar, o Monte Olimpo, com 30km de altura, fica em Marte. Isso é mais de 3 vezes a altura do Monte Everest, a maior montanha da Terra, que tem cerca de 8km de altura. O planeta também apresenta duas capas polares com gelo. Parte deste gelo é formada por água congelada, e devido às baixas temperaturas, no inverno parte do gelo também é formada por gelo seco (gás carbônico congelado).

Quanto tempo é um dia

Um dia em Marte tem apenas 39 minutos e 35 segundos a mais do que um dia na Terra (1,026 dias Terra). Um ano em Marte é quase dois anos terrestres (687 dias terrestres).

Muito parecido com a Terra, o eixo de rotação de Marte se inclina em um ângulo. Esta inclinação faz com que haja estações em Marte, uma vez que viaja ao redor do Sol. Verão ocorre na metade do planeta que está inclinado em direção ao Sol, e no inverno na outra metade. Depois de meio ano marciano, as estações do ano são invertidas. Mas essas estações são cerca de duas vezes mais longas do que as da Terra.

Do que é feito?

A superfície externa rochosa de Marte é chamada de crosta. A maior parte da crosta é feita de basalto, um tipo de rocha feita a partir do esfriamento da lava.

Como a Terra, Marte tem uma grossa camada de rocha abaixo da crosta chamado manto. O manto é muito mais quente do que a crosta, a rocha manto é parcialmente fundida. Mas a crosta de Marte cresceu espessa, de modo que a lava do manto não atingisse a superfície. Há vulcões em Marte, mas eles não estão mais ativos.

No centro de Marte há um núcleo feito de metais: ferro e níquel. Se Marte fosse do mesmo tamanho que a Terra, o núcleo de Marte seria menor do que o núcleo da Terra. Assim, uma quantidade maior de Marte é feita de rocha. Por causa da rocha ser mais leve do que os metais no núcleo, Marte tem uma densidade mais baixa que a Terra.

Qual o efeito da gravidade?

Se você estivesse em Marte, você seria mais leve, a gravidade de Marte é dois quintos a da Terra. Você poderia levantar objetos que pesam quase três vezes mais em comparação com objetos similares aqui na terra. Você poderia saltar para cima quase três vezes mais, e levaria muito mais tempo para cair no chão da mesma altura.

Mesmo que pareça que você seria como um herói de histórias em quadrinhos, em Marte existem algumas coisas que você não poderia fazer. Apesar de uma grande rocha pesar menos, e você poder pegá-la, ela ainda teria a mesma massa. Se você tentar pegá-la, ela iria derrubá-la, e se ela pousa-se em você, iria esmagá-lo. Um carro sobre a superfície de Marte necessitaria a mesma quantidade de energia para acelerar, embora a subida requeira menos. Pode, no entanto, necessitar de mais espaço para parar. Como o peso é menor torna-se mais fácil ocorrer uma derrapagem.

De onde veio o nome?

Na mitologia romana, Marte era o deus da guerra e da agricultura. O planeta Marte foi nomeado assim porque Marte é vermelho como o sangue.

Quem descobriu?

Ninguém sabe, mas os primeiros registros foram por antigos egípcios, há mais de 4000 anos, eles conheciam o movimento de Marte. Em uma tumba de faraó, chamada Seti I, Marte é desenhada no teto. Os babilônios (no Oriente Médio), chinês e grego também estudaram Marte há mais de 3000 anos atrás. Os gregos aprenderam sobre Marte dos babilônios, e desde que os babilônios chamavam seu deus da guerra, de Nergal, os gregos chamavam o seu próprio deus da guerra, de Ares.

Exploração

Essa visão de Marte ficou muito famosa devido às observações de Percival Lowell e Giovanni Schiaparelli, astrônomos cujos telescópios de pouca potência mostravam no fim do século XIX artefatos inexistentes na sua superfície, como por exemplo linhas que pareciam canais artificiais. No entanto, com o advento de poderosos telescópios e sondas espaciais, ficou claro que Marte não possui nenhuma população de marcianos, e até onde se saiba, nenhuma forma de vida atualmente, nem mesmo na forma de bactérias.

Nos últimos anos, várias sondas interplanetárias automáticas orbitaram e pousaram em Marte, e várias fotos e informações científicas foram obtidas. As primeiras a pousarem foram a dupla Viking I e II na década de 1970, seguidas recentemente por várias outras, algumas ambulantes.

A partir de 2004, dois pequenos robôs ambulantes, o Opportunity e o Spirit, rodaram por vários meses em lados opostos do planeta (o Opportunity em um antigo mar que já secou e o Spirit em uma antiga cratera) e fizeram incríveis fotos e filmes, como por exemplo de tornados que vagam pela superfície seca.

Planos futuros incluem a construção de uma base permanente para colonizadores a partir de 2030, que utilizará material extraído do próprio planeta para construção de casas, geradores, laboratórios e fazendas. De acordo com esses planos, um dia Marte possuirá muitas cidades e será o lar de muitas pessoas, que lá viverão. Essas pessoas serão os verdadeiros 'marcianos', pois assim como nós, terrestres nascidos na Terra, eles terão nascido em Marte. E talvez esses marcianos fiquem olhando para o céu e vendo um ponto azul chamado Terra, pensando como é ser alguém que vive na Terra.

Lista de satélites

A lua Fobos vista da superfície de Marte atravessando o Sol em 10 de março de 2004.
Ficheiro:13-ml-04-deimos-A067R1.jpg
A lua Deimos vista da superfície de Marte atravessando o Sol em 4 de março de 2004.

Existem duas luas que circulam em volta de Marte, ambas muito pequenas:

  • Fobos, com cerca de 20km de diâmetro, e Deimos, com cerca de 10km de diâmetro. Fobos aparece, para quem está na superfície de Marte, como uma lua quase do tamanho do Sol, devido a sua pequena distância de apenas 6000km da superfície, e leva cerca de 7h30min para dar uma volta completa em Marte. Como circula mais rapidamente do que o planeta leva para dar uma volta ao redor de si mesmo, ela está lentamente se aproximando do planeta e eventualmente cairá nele.
  • Deimos'aparece como uma lua muito menor, a 20000km de distância da superfície, e levando 30h30min para dar uma volta completa no planeta.

Referências

  • Steven W. Squyres, ''Mars, World Book Online Reference Center, World Book, Inc., 2004. [1] [2]
  • "a terrestrialplanet" [3]
  • "How big is the planet?" [4] [5]
  • "How long is a day on this planet?" [6] [7]
  • "What is it made of?" Steven W. Squyres, ibid.