Astronomia mirim/Terra: diferenças entre revisões

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
[edição verificada][edição verificada]
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Guiwp (discussão | contribs)
Guiwp (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
{|
{|
|[[Imagem:The_Earth_seen_from_Apollo_17.jpg|thumb|center|400px|Uma imagem feita pelo Apollo 17, um ônibus espacial.]]
|
[[Imagem:The_Earth_seen_from_Apollo_17.jpg|thumb|center|400px|Uma imagem feita pelo Apollo 17, um ônibus espacial.]]
|
|
A '''Terra''' é o planeta em que vivemos. É o único planeta do Sistema Solar com água líquida em sua superfície. Ela também é o único planeta que sabemos ter vida.
A '''Terra''' é o planeta em que vivemos. É o único planeta do Sistema Solar com água líquida em sua superfície. Ela também é o único planeta que sabemos ter vida.

Revisão das 22h27min de 25 de agosto de 2013

Uma imagem feita pelo Apollo 17, um ônibus espacial.

A Terra é o planeta em que vivemos. É o único planeta do Sistema Solar com água líquida em sua superfície. Ela também é o único planeta que sabemos ter vida.


Fatos sobre a Terra:

  • A Terra em que afirmamos ter vida.
  • Há oxigênio na Terra, e oxigênio é necessário para sobrevivência para maioria dos seres vivos.
  • A Terra é o terceiro planeta a partir do Sol.
  • A Terra ainda é o único planeta em que afirmamos ter água em estado líquido na superfície.
  • Por causa da Terra ter seu eixo inclinado temos quatro estações diferentes.
  • A Terra tem 4,6 bilhões de anos.
  • O meteorito Hoba é o maior meteorito conhecido que já atingiu a Terra.

Qual é o tamanho?

A Terra tem cerca de 13.000 km de largura. No Sistema Solar é o maior planeta terrestre.

A massa da Terra é cerca de 5.973.700.000.000.000.000.000.000 kg. Isso é um monte. Mas isso é pouco comparado com Júpiter (319 Terras) e pequena em comparação com o Sol (335.789 Terras), ou outras estrelas!

Como é a superfície?

A superfície da Terra é feita de rocha. A maior parte está sob a água. Ilhas de rocha saem para fora da água. As maiores ilhas são chamadas de continentes, dos quais existem sete: América do Norte, América do Sul, Europa Ásia, África, Austrália e Antarctica. Os maiores aglomerados de água são chamados de oceanos, dos quais existem cinco: Pacífico, Atlântico, [[w:Oceano Índico|indiano] ], Ártico e Antártico ou Sul.

A superfície da Terra é composta de placas grandes. Elas são como grandes peças feitas de rocha. Essas placas se movem muito, muito lentamente, levando os continentes com elas. Elas podem esfregar uma na outra, empurrar uma contra a outra, afastarem-se umas das outras. Quando há diferença entre elas vulcões podem surgir. Quando as placas se esfregam ou empurram umas contra as outras, sismos podem ocorrer. Quando duas placas empurram umas a outras, para cima, montanhas são formadas.

Por que existe vida na Terra?

Para qualquer lugar que olharmos na Terra, encontraremos vida. Elas podem ser muito pequenos, como as bactérias, mas elas estão lá. Já foram encontradas bactérias em diversas condições: frio, quente, no escuro, à luz.

O que todos os seres vivos na Terra parecem precisar, é água em estado líquido. Onde quer que você encontre um pouco de água, possivelmente haverá vida, também. Se nós encontrarmos água líquida em algum outro lugar do Sistema Solar, cientistas dizem que talvez também encontremos vida. Mas se não encontrarmos no Sistema Solar, sempre haverá o resto do universo à explorar!

Há uma outra possibilidade. Todos os seres vivos que conhecemos precisam de água líquida. Mas talvez em outro lugar existem seres vivos que não precisam de água. Talvez teremos de aprender a reconhecê-los.

Água.

O que falar sobre a Lua?

Lua.

A Terra tem uma lua que chamamos de Lua! Às vezes ele é chamado pelo seu nome em latim, Luna, de modo que não se confunda com outros planetas e suas luas. A Lua também tem sido chamada de Selene, que para os gregos era o nome da deusa da lua.

Recentemente encontramos também alguns outros objetos que dão voltas na Terra. O maior deles, Cruithne, tem três quilômetros de largura. Ele órbita ao redor do Sol de uma maneira que faz com que fique perto da Terra.

Há várias ideias sobre de onde a Lua veio, mas a teoria mais amplamente aceita é que quando a Terra era jovem, um grande corpo celeste o atingiu, e a Terra se separou em dois pedaços, cujo um agora é a lua.

Quanto tempo é um dia neste planeta?

Um dia na Terra tem cerca de 24 horas de duração. Esse é o dia e a noite. Um dia de 24 horas é o tempo que a Terra leva para girar em torno de si. Na metade que fica virada para o Sol é dia, a outra, a noite.

A rotação da Terra é também a razão pela qual o Sol parece nascer no leste e se põe no oeste. Embora pareça que o sol está se movendo a partir da superfície da Terra, é realmente a superfície da Terra que está em movimento. A razão pela qual nós não sentimos que estamos girando é porque a terra é muito grande em comparação com o tamanho das pessoas.

Além disso, a Terra está inclinada em cerca de 23 °, por isso existem momentos em que o polo Norte ou Sul está sempre aproximando ou se afastaram do sol. Se você mora em um dos polos da Terra pode ser claro, ou escuro, durante todo o dia!

Quanto tempo dura um ano neste planeta?

Um ano na Terra é cerca de 365 e 1/4 dias de duração. Esse é o tempo que a Terra leva para orbitar o Sol uma vez. Aproximadamente a cada quatro anos temos um ano bissexto. Um ano bissexto contém um dia a mais em nosso calendário, em 29 de fevereiro, a fim de explicar a 1/4 de um dia de sobra a cada ano.

Do que a Terra é feita?

Interior da Terra.

Quando um planeta é feito de rocha, abaixo da crosta terrestre há rocha quente, e em algumas camadas é fundida. É uma camada chamada de manto. A rocha derretida quente é o que sai dos vulcões. É então chamado lava.

Sob o manto está o núcleo da Terra. Achamos que ele é feito de ferro e níquel sólido, cercado por ferro fundido. A temperatura lá é muito, muito quente!

A crosta terrestre é muito fina em comparação com o manto e o núcleo. Mas é muito grossa para nós. Ninguém perfurou todo o caminho ainda. Até as minas subterrâneas mais profundas estão longe de alcançar sua base mais profunda.

Qual é o efeito da gravidade?

É fácil de encontrar o seu peso na Terra usando uma escala. Você tem peso porque a gravidade da Terra puxa para seu centro. Paca saber seu peso basta você ter uma balança, existem vários tipos de balança.

Note que a gravidade varia um pouco dependendo do local onde você deseja pesar um objeto, balanças de mola e algumas balanças eletrônicas podem, em teoria, ler um pouco diferentes os pesos em diferentes lugares. Mas na prática a diferença é pequena demais para ser notada.

Sir Isaac Newton foi uma das primeiras pessoas a perceber que a força que puxa-o para o chão era a mesma força que mantém os planetas que rodeiam. A história diz que ele pensou isso quando viu uma maçã cair de uma árvore.

A gravidade é uma força muito importante. Mantém-nos firmemente preso à Terra, que mantém a Lua passando em volta da Terra, A Terra girando em torno do Sol, o Sol ao redor do centro da Via Láctea galáxia, e assim por diante. E sem a gravidade não haveriam objetos tão grandes como o Sol, a Terra, a Lua, etc., pois todos os fragmentos que deram sua origem apenas vagariam pelo espaço.

Isaac Newton.

De onde veio o nome?

A Terra vista da Lua.

A palavra terra é usada tanto para o planeta Terra quanto para indicar solo. Outros nomes foram utilizados para a Terra, como Gaia, Tellus. Gaia é a deusa grega (que significa Mãe Terra), Terra é o nome romano da mesma deusa. Tellus é o latim para "terra", muitas palavras científicas que lidam com a Terra derivam do latim.

Referências

  • "Ele também é o único planeta que conhecemos ..." [1] [2]
  • "A Terra é quase ..." [3] [4]
  • "A massa da Terra ..." [5]
  • "A superfície da Terra é feita de ..." [6] [7]