Diferenças entre edições de "Ajuda:Como iniciar um livro"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
192 bytes adicionados ,  18h54min de 24 de junho de 2006
algumas melhorias :)
m
(algumas melhorias :))
[[Imagem:Crystal_Clear_filesystem_file_important.png|right|Importante!]]
O objectivo deste guia é ensinar aos utilizadores do [[w:Wikilivros|Wikilivros]] o funcionamento dos livros, sendo útil para iniciar novos livros e também para aprender a não estragar o que está bem feito, quando se quer adicionar novos capítulos. Ele assume que o leitor já tem as bases da utilização de ''Wikis'', portanto, se não as tem, recomenda-se vivamente que se limite a contribuir para os livros já existentes até ganhar a experiência necessária.
 
Se procura informações genéricas sobre a utilização de Wikis, leia [[Ajuda:Como iniciar uma página|Como iniciar uma nova página?]] e [[Ajuda:Como editar uma página|Como editar uma página?]].
 
== Antes de decidir iniciar um novo livro ==
[[Imagem:Crystal_Clear_app_os-support.png|right|Leia atentamente às instruções aqui contidas.]]
Antes de decidir iniciar um novo livro é bom verificar algumas premissas:
* O livro é adequado ao Wikilivros. Para tal consulte [[Wikibooks:O que não somos|O que o Wikilivros não é]].
Se surgir alguma dúvida sobre uma destas premissas, tenha bom senso e questione a comunidade na [[Wikibooks: Staff lounge|Esplanada]]. É preferível fazer as coisas bem à primeira do que corrigir posteriormente o que é mal feito no início.
 
== Estrutura dos livros ==
Tal como acontece com os livros vulgares, no Wikilivros há Índices, capítulos, secções, sub-secções, capas, apêndices, etc. E devido ao funcionamento dos Wikis, os livros desenvolvidos dessa forma têm que se adaptar a uma estructura especial. Nos Wikis existem os módulos, cada um com o seu conteúdo. E esses módulos são mostrados em separado dos outros quando o seu nome (único no banco de dados) é chamado. Visto isto, tiramos imediatamente várias conclusões:
* A Capa (se existir) tem de ter o seu próprio módulo.
* Consequência da anterior: há que arranjar uma convenção que, para cada módulo, permita criar um nome que é, de certeza, diferente de qualquer outro que possa existir alguma vez no banco de dados. Essa convenção existe e está em [[Wikibooks: Nomenclaturas]].
 
Depois de ler isto talvez alguns já sejam capazes de iniciar um novo livro. Mas explicaçõesExplicações mais aprofundadas seguir-se-ão.
 
{{stub}}
3 197

edições

Menu de navegação