Logística/Gestão de armazéns/Necessidades de espaço/Dimensionamento baseado nos custos: diferenças entre revisões

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
[edição verificada][edição verificada]
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
DuarteP (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Abacaxi (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
 
Linha 1: Linha 1:


A análise prévia do espaço necessário para a [[w:Armazenagem|armazenagem]] dedicada foi baseada inteiramente nas considerações do nível de serviço. Sob condições determinísticas, o tamanho do sistema de armazenagem, foi determinado como sendo igual à soma dos requisitos máximos para cada produto. Quando existem condições aleatórias, duas abordagens são consideradas: minimizar a quantidade de espaço necessário para assegurar que a probabilidade de ocorrer uma falta não é maior que a quantidade pré-especificada, e dada a capacidade de armazenagem, repartir o espaço entre os produtos de modo que a probabilidade de falta seja maximizada.


A dimensão de armazenagem pode ser determinada através de modelos de custos. Esses modelos podem reflectir os custos de propriedade e espaço de operação versus espaço contratado ou incorrer em falta de espaço. Para se compreender os modelos de custos no dimensionamento dos espaços de armazenagem, podemos considerar a situação em que o custo para fornecer locais de armazenagem Qj para o produto j é igual à soma de um custo fixo de construção de locais Qj, um custo variável de armazenagem do produto j em cada período de tempo, e um custo variável que ocorre quando as necessidades de espaço excedem Qj ([[Logística/Referências#refbFRANCIS|Francis et al., 1992, p. 265]]).
A dimensão de armazenagem pode ser determinada através de modelos de custos. Esses modelos podem reflectir os custos de propriedade e espaço de operação versus contratação de espaço ou sujeito a falta de espaço. Para motivar a consideração de modelos de dimensionamento baseado nos custos, considere uma situação em que o custo para fornecer '''Qj''' posições de armazenagem para o produto '''j''' é igual à soma de um custo fixo de construção de posições '''Qj''', o custo variável de armazenagem do produto '''j''' por cada período de tempo, e um custo variável que ocorre quando o espaço necessário excede '''Qj''' ([[Logística/Referências#refbFRANCIS|Francis et al., 1992, p. 265]]).


Para se calcular uma situação em condições determinísticas utiliza-se a seguinte formulação:
Para se calcular uma situação em condições determinísticas utiliza-se a seguinte formulação:


Minimizar
Minimizar


<math>\ TC (Q_1,...,Q_n) = \sum_{j=1}^{n} \Bigg[ C_0 Q_j + \sum_{t=1}^{T} \{C_{1,t }[ min ( d_{t,j} , Q_j ) ] + C_{2,t} [ max ( d_{t,j} - Q_j , 0 ) ] \} \Bigg] </math>
<math>\ TC (Q_1,...,Q_n) = \sum_{j=1}^{n} \Bigg[ C_0 Q_j + \sum_{t=1}^{T} \{C_{1,t }[ min ( d_{t,j} , Q_j ) ] + C_{2,t} [ max ( d_{t,j} - Q_j , 0 ) ] \} \Bigg] </math>

Edição atual desde as 15h40min de 1 de março de 2013

A análise prévia do espaço necessário para a armazenagem dedicada foi baseada inteiramente nas considerações do nível de serviço. Sob condições determinísticas, o tamanho do sistema de armazenagem, foi determinado como sendo igual à soma dos requisitos máximos para cada produto. Quando existem condições aleatórias, duas abordagens são consideradas: minimizar a quantidade de espaço necessário para assegurar que a probabilidade de ocorrer uma falta não é maior que a quantidade pré-especificada, e dada a capacidade de armazenagem, repartir o espaço entre os produtos de modo que a probabilidade de falta seja maximizada.

A dimensão de armazenagem pode ser determinada através de modelos de custos. Esses modelos podem reflectir os custos de propriedade e espaço de operação versus contratação de espaço ou sujeito a falta de espaço. Para motivar a consideração de modelos de dimensionamento baseado nos custos, considere uma situação em que o custo para fornecer Qj posições de armazenagem para o produto j é igual à soma de um custo fixo de construção de posições Qj, o custo variável de armazenagem do produto j por cada período de tempo, e um custo variável que ocorre quando o espaço necessário excede Qj (Francis et al., 1992, p. 265).

Para se calcular uma situação em condições determinísticas utiliza-se a seguinte formulação:

Minimizar


Capacidade de armazenagem destinada ao produto j.


Duração do planeamento em períodos de tempo.


Espaço de armazenagem necessário para o produto j durante o periodo t.


Custo total sobre o planeamento como uma função do conjunto de capacidades de armazenagem


Desconto do custo actual por unidade de capacidade de armazenagem destinada durante o planeamento de T períodos de tempo.


Desconto do custo actual por unidade armazenada no seu espaço destinado durante o período de tempo t.


Desconto do custo actual por unidade armazenada num espaço alugado ou por unidade de escassez de espaço durante o período de tempo t.