Latex/Introdução: diferenças entre revisões

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
3 bytes removidos ,  2 de dezembro de 2012
sem resumo de edição
[edição verificada][edição verificada]
m (Não é mais preciso inserir a navegação manualmente, basta manter a lista de capítulos do livro atualizada. Ver detalhes.)
Sem resumo de edição
O autor não precisa se preocupar com o tamanho da letra, ou se deve ser escrito em negrito etc...
 
O gráficoWord abaixoé mostrauma oboa crescimentoferramenta dapara dificuldadeescrever textos de escrevercomplexidade umsimples, mas fica progressivamente mais difícil conforme a complexidade do texto emaumenta. WordPor emoutro relaçãolado, aoescrever em <math>\mathrm{L\!\!^{{}_{\scriptstyle A}} \!\!\!\!\!\;\; T\!_{\displaystyle E} \! X}</math>: é relativamente simples para textos bem complexos.
 
 
Sendo mais técnico, o <math>\mathrm{L\!\!^{{}_{\scriptstyle A}} \!\!\!\!\!\;\; T\!_{\displaystyle E} \! X}</math> é na verdade um conjunto de macros para <math>\mathrm{T\!_{\displaystyle E} \! X}</math> desenvolvido por Leslie Lamport. Estes macros se responsabilizam pela edição do documento, deixando ao usuário apenas a tarefa de escrever o conteúdo. O <math>\mathrm{T\!_{\displaystyle E} \! X}</math> é uma linguagem de programação desenvolvida por Donald Knuth para edição de textos. O estudo do <math>\mathrm{T\!_{\displaystyle E} \! X}</math>, apesar de muito interessante, está fora do escopo deste livro.
O Word é uma boa ferramenta para escrever textos de complexidade simples, mas fica progressivamente mais difícil conforme a complexidade do texto aumenta. Por outro lado, escrever em <math>\mathrm{L\!\!^{{}_{\scriptstyle A}} \!\!\!\!\!\;\; T\!_{\displaystyle E} \! X}</math> é relativamnete simples para textos bem complexos.
 
Sendo mais técnico, o <math>\mathrm{L\!\!^{{}_{\scriptstyle A}} \!\!\!\!\!\;\; T\!_{\displaystyle E} \! X}</math> é na verdade um conjunto de macros para <math>\mathrm{T\!_{\displaystyle E} \! X}</math> desenvolvido por Leslie Lamport. <math>\mathrm{T\!_{\displaystyle E} \! X}</math> é uma linguagem de programação desenvolvida por Donald Knuth para edição de textos. O estudo do <math>\mathrm{T\!_{\displaystyle E} \! X}</math>, apesar de muito interessante, está fora do escopo deste livro.
 
O principal objetivo desse texto é incentivar novos usuários a usar <math>\mathrm{L\!\!^{{}_{\scriptstyle A}} \!\!\!\!\!\;\; T\!_{\displaystyle E} \! X}</math> tentando mostrar a esses usuários as muitas vantagens de se escrever em <math>\mathrm{L\!\!^{{}_{\scriptstyle A}} \!\!\!\!\!\;\; T\!_{\displaystyle E} \! X}</math>. Aconselho, porém, que sempre que possível os novos usuários peçam ajuda a usuários mais antigos de <math>\mathrm{L\!\!^{{}_{\scriptstyle A}} \!\!\!\!\!\;\; T\!_{\displaystyle E} \! X}</math>. Usar o <math>\mathrm{L\!\!^{{}_{\scriptstyle A}} \!\!\!\!\!\;\; T\!_{\displaystyle E} \! X}</math> é uma experiência muito enriquecedora, mas que pode se tornar frustrante no começo, caso nãoo hajausuário onão devidotenha apoioajuda.
 
 
A melhor forma de se aprender <math>\mathrm{L\!\!^{{}_{\scriptstyle A}} \!\!\!\!\!\;\; T\!_{\displaystyle E} \! X}</math> é lendoatravés de textos escritos em <math>\mathrm{L\!\!^{{}_{\scriptstyle A}} \!\!\!\!\!\;\; T\!_{\displaystyle E} \! X}</math> de alguém que possa explicar como ele foi feito, as funções e observando o documento final.
 
{{AutoCat}}
Utilizador anónimo

Menu de navegação