Logística/Gestão de armazéns/Armazenagem partilhada: diferenças entre revisões

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
[edição não verificada][edição não verificada]
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Vapmachado (discussão | contribs)
*wiki
DuarteP (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
{{Nav2|[[Imagem:2de8.svg]]|[[../Armazenagem em supermercados/]]|[[../Configuração de áreas de armazenagem contínuas/]]}}
{{Nav2|[[Imagem:2de8.svg]]|[[../Armazenagem em supermercados/]]|[[../Configuração de áreas de armazenagem contínuas/]]}}


Alguns [[w:Operadores logísticos|gestores de armazéns]], com o objectivo de reduzir a necessidade de espaço da [[w:Armazenagem|armazenagem]] dedicada, criaram uma variação da armazenagem dedicada em que a atribuição dos [[w:Produto (economia)|produtos]] aos espaços é gerida cuidadosamente. Em que produtos diferentes utilizam o mesmo espaço de armazenagem, e somente um produto utiliza um espaço quando ele está ocupado.


Para melhor se compreender a armazenagem partilhada, considere-se a chegada de 100 [[w:Palete|paletes]] de um dado produto com muita procura a ser armazenado. Em que as paletes serão retiradas e expedidas a uma taxa de 5 paletes dia, durante 20 dias.
A [[w:Armazenagem|armazenagem]] partilhada consiste numa variação da armazenagem dedicada, utilizada por alguns gestores de armazém na tentativa de reduzir as necessidades de espaço de armazenagem da armazenagem dedicada. Em que ao longo do tempo, produtos diferentes utilizam o mesmo espaço de armazenagem, embora apenas um produto ocupa o espaço quando ele está ocupado.


Utilizando a armazenagem aleatória, são seleccionados aleatoriamente 100 espaços de armazenagem vazios para o produto, sem se dar importância se é um produto com muita procura. Cada vez que uma palete é retirada do [[w:Armazém|armazém]], o espaço fica disponível para ser utilizado pelo próximo produto a ser armazenado.
As necessidades de espaço de armazenagem da armazenagem partilhada variam entre as necessidades de espaço da armazenagem aleatória e da armazenagem dedicada. Dependendo da quantidade de informação disponível sobre os níveis de [[w:Estoque|''stock'']] ao longo do tempo para cada produto. A diferença entre armazenagem partilhada e armazenagem aleatória, é que na armazenagem partilhada existem locais específicos de armazenagem dos produtos, enquanto que na armazenagem aleatória os locais de armazenagem dependem unicamente do aparecimento de espaços vazios dentro do [[w:Armazém|armazém]]. A armazenagem partilhada e a armazenagem dedicada diferem no tempo que cada produto passa em armazém, na armazenagem dedicada atribui-se o lote de reposição de um produto a um número de posições de armazenagem tendo em conta a média de tempo despendido em armazém pelo lote de reposição.


Utilizando a armazenagem dedicada, deve haver pelo menos 100 espaços vazios disponíveis, entre os melhores locais de armazenagem atribuídos aos produtos com muita procura. Cada vez que é retirada uma palete do armazém, é criado um espaço vazio que não é preenchido até que chegue uma próxima carga do mesmo produto.
A armazenagem partilhada é normalmente utilizada em linhas de produção em que se produzem vários produtos. Como os produtos são produzidos sequencialmente, em vez de, simultaneamente, o reabastecimento de stock é distribuído ao longo do tempo, um exemplo é uma linha de engarrafamento de bebidas. Em que o mesmo equipamento de produção é utilizado para produzir tamanhos diferentes do mesmo produto e também produtos diferentes. Por isso, não é possível que o nível de stock de vários tamanhos e produtos fabricados na mesma linha de produção ser crescente, ao mesmo tempo. Quando um produto está a ser produzido, o nível de stock de outros produtos está a diminuir. Nem todos os produtos podem estar simultaneamente com o nível de stock no máximo. Por essa razão com a utilização da armazenagem dedicada iriam existir algumas posições de armazenagem vazias ([[Logística/Referências#refbFRANCIS|Francis et al., 1992, p. 287-288]]).

Com a armazenagem partilhada mesmo que, um produto possa ser considerado como tendo muita procura, cada palete permanece em armazém diferentes períodos de tempo. Dependendo da quantidade de produto em armazém no momento em que chega uma carga, é possível que cinco paletes estejam armazenadas apenas um dia, enquanto outras cinco paletes do mesmo [[w:Lote (logística)|lote]] do estejam armazenadas 20 dias. Do ponto de vista dos locais de armazenagem, cinco paletes parecem ser produtos com muita procura, as restantes paletes são vistas como sendo produtos com menos procura, podendo ser considerados produtos com procura média ou reduzida.
Assim a armazenagem partilhada reconhece e tira partido dos diferentes períodos de tempo que cada uma das paletes permanece no armazém ([[Logística/Referências#refbFRANCIS|Francis et al., 1992, p. 287-288]]).


{{AutoCat}}
{{AutoCat}}

Revisão das 01h30min de 13 de dezembro de 2010

<< Armazenagem em supermercados Configuração de áreas de armazenagem contínuas >>

Alguns gestores de armazéns, com o objectivo de reduzir a necessidade de espaço da armazenagem dedicada, criaram uma variação da armazenagem dedicada em que a atribuição dos produtos aos espaços é gerida cuidadosamente. Em que produtos diferentes utilizam o mesmo espaço de armazenagem, e somente um produto utiliza um espaço quando ele está ocupado.

Para melhor se compreender a armazenagem partilhada, considere-se a chegada de 100 paletes de um dado produto com muita procura a ser armazenado. Em que as paletes serão retiradas e expedidas a uma taxa de 5 paletes dia, durante 20 dias.

Utilizando a armazenagem aleatória, são seleccionados aleatoriamente 100 espaços de armazenagem vazios para o produto, sem se dar importância se é um produto com muita procura. Cada vez que uma palete é retirada do armazém, o espaço fica disponível para ser utilizado pelo próximo produto a ser armazenado.

Utilizando a armazenagem dedicada, deve haver pelo menos 100 espaços vazios disponíveis, entre os melhores locais de armazenagem atribuídos aos produtos com muita procura. Cada vez que é retirada uma palete do armazém, é criado um espaço vazio que não é preenchido até que chegue uma próxima carga do mesmo produto.

Com a armazenagem partilhada mesmo que, um produto possa ser considerado como tendo muita procura, cada palete permanece em armazém diferentes períodos de tempo. Dependendo da quantidade de produto em armazém no momento em que chega uma carga, é possível que cinco paletes estejam armazenadas apenas um dia, enquanto outras cinco paletes do mesmo lote do estejam armazenadas 20 dias. Do ponto de vista dos locais de armazenagem, cinco paletes parecem ser produtos com muita procura, as restantes paletes são vistas como sendo produtos com menos procura, podendo ser considerados produtos com procura média ou reduzida. Assim a armazenagem partilhada reconhece e tira partido dos diferentes períodos de tempo que cada uma das paletes permanece no armazém (Francis et al., 1992, p. 287-288).