Coreia do Norte/Glossário: diferenças entre revisões

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
[edição não verificada][edição não verificada]
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Berganus (discussão | contribs)
He7d3r.bot (discussão | contribs)
m +{{AutoNav}}
Linha 1: Linha 1:
{{AutoNav}}
__NOTOC__
__NOTOC__
<center>
<center>

Revisão das 18h53min de 29 de outubro de 2010

Coreia do Norte

Glossário

Letras: A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z

A

B

C

D

E

F

G

H

hangul

Ou hangeul em romanização recente (em coreano: 한글) é o nome que se dá ao alfabeto silábico utilizado na escrita da língua coreana. Cada bloco silábico do hangul consiste de no mínimo 2 e no máximo 5 entre 24 letras (jamo), das quais 14 são consoantes e 10 são vogais. Foi criada pelo rei Sejong, o Grande, o quarto rei da dinastia Choson, em substituição aos ideogramas chineses .

I

J

juche

Oficialmente designado como Ideologia Juche, também designado pelos ocidentais como kimilsonguismo (em coreano: 주체) é a base ideológica da Republica Democrática Popular da Coreia e do Partido dos Trabalhadores da Coreia. O desenvolvimento do Juche é atribuído ao líder norte-coreano Kim Il-sung, e a seu filho Kim Jong-il cabe a interpretação oficial da ideologia.

L

M

N

O

P

Partido dos Trabalhadores da Coreia

O Partido dos Trabalhadores da Coreia (coreano: 朝鮮勞動黨; 조선 로동당; trans. Chosŏn Rodongdang) é o partido que governa a República Popular Democrática da Coreia. Não é o único partido permitido no país: é só um dos três existentes. Os outros partidos (Chodonista e Social-Democrata) fazem coalizão ao governo.

Q

R

S

T

U

V

X

Z