Programar em C/Um programa em C: diferenças entre revisões

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
[edição não verificada][edição não verificada]
<b>8</b> }
 
Salvando o código acima em um arquivo com a extensão ".c" e seguindo as instruções de compilaçãdo do capítulo de [[Programar_em_C/Utilizando_um_compilador|utilização de compilador]], você deverá ver como resultado um "Olá, mundo!" na tela. A seguir vamos a análise do código.
A primeira linha é um ''comentário'', que para o compilador não tem nenhum significado. Qualquer texto que esteja entre as marcações <code>/*</code> e <code>*/</code>, podendo inclusive ocupar várias linhas, será considerado como comentário e será completamente ignorado pelo compilador.
 
A primeira linha é um ''comentário'', que para o compilador não tem nenhum significado. Qualquer texto que esteja entre as marcações <code>/*</code> e <code>*/</code>, podendo inclusive ocupar várias linhas, será considerado como comentário e será completamente ignorado pelo compilador. É muito útil como documentação, explicando o que as próximas linhas de código fazem.
 
A linha 2 pede que seja inserido o conteúdo do arquivo ''stdio.h'' (que está num lugar já conhecido pelo compilador). Esse arquivo contém referências a diversas funções de entrada e saída de dados (''stdio'' é abreviação de ''Standard Input/Output'', ou Entrada e Saída Padronizadas), de modo que você precisará dele em praticamente todos os programas &mdash; ele é o meio de quase toda comunicação com o teclado, com a tela e com arquivos.<ref name="preproc">Esse comando é uma ''diretiva do pré-processador''; você aprenderá mais sobre esses comandos na seção [[../Pré-processador|Pré-processador]].</ref>
609

edições

Menu de navegação