Português/Análise sintática: diferenças entre revisões

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
[edição não verificada][edição não verificada]
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
Linha 11: Linha 11:
==Termos Básicos==
==Termos Básicos==
{{ênfase|Os termos básicos formam a estrutura de tudo.}}
{{ênfase|Os termos básicos formam a estrutura de tudo.}}
Uma [[Português/Análise sintática/Frase|frase]] é todo trecho que possui sentido. [[Português/Análise sintática/Oração|Oração]] é uma frase, ou parte de uma frase que possui estrura sintática completa ou quase completa. Em uma frase pode existir uma ou mais orações. Existem vários tipos de orações, são classificadas de acordo com sua função sintática na frase. Se uma oração depende da outra chamamos uma de Principal e a outra de Subordinada. Se uma não depender da outra, chamamos de Coordenada. O [[Português/Análise sintática/Período|Período]] é classificado de acordo com a quantidade de orações que há na frase. Se houver apenas uma oração, o período é simples, se houver mais, ele é composto. Chamamos de [[Português/Análise sintática/Núcleo|núcleo]] a palavra que exerce maior função em um termo.
Uma [[Português/Análise sintática/Frase|frase]] é todo trecho que possui sentido. [[Português/Análise sintática/Oração|Oração]] é uma frase, ou parte de uma frase que possui estrutura sintática completa ou quase completa. Em uma frase pode existir uma ou mais orações. Existem vários tipos de orações, são classificadas de acordo com sua função sintática na frase. Se uma oração depende da outra chamamos uma de Principal e a outra de Subordinada. Se uma não depender da outra, chamamos de Coordenada. O [[Português/Análise sintática/Período|Período]] é classificado de acordo com a quantidade de orações que há na frase. Se houver apenas uma oração, o período é simples, se houver mais, ele é composto. Chamamos de [[Português/Análise sintática/Núcleo|núcleo]] a palavra que exerce maior função em um termo.

==Termos Essenssiais==
==Termos Essenssiais==
{{ênfase|Os [[Português/Termos essenciais|termos essenssiais]] formam as partes mais importantes na frase: o Sujeito e o Predicado}}
{{ênfase|Os [[Português/Termos essenciais|termos essenssiais]] formam as partes mais importantes na frase: o Sujeito e o Predicado}}

Revisão das 22h57min de 15 de junho de 2010

Sintaxe            Capítulo XIX - Série Sintaxe Termos Essenssiais
acima: Índice
anterior: Sintaxe | próximo: Frase

A análise sintática encarrega-se de examinar, classificar e reconhecer as estruturas da Sintaxe, isto é, os períodos, as orações e os termos das orações.

A análise sintática segue uma sequência lógica: o período é decomposto em orações, as orações separadas em sujeito e predicado e estes são analisados. Você pode fazer exercícios sobre sintaxe, depois confira as respostas. Aqui iremos mostrar um resumo de cada período da parte Sintaxe:

Termos Básicos

Os termos básicos formam a estrutura de tudo.

Uma frase é todo trecho que possui sentido. Oração é uma frase, ou parte de uma frase que possui estrutura sintática completa ou quase completa. Em uma frase pode existir uma ou mais orações. Existem vários tipos de orações, são classificadas de acordo com sua função sintática na frase. Se uma oração depende da outra chamamos uma de Principal e a outra de Subordinada. Se uma não depender da outra, chamamos de Coordenada. O Período é classificado de acordo com a quantidade de orações que há na frase. Se houver apenas uma oração, o período é simples, se houver mais, ele é composto. Chamamos de núcleo a palavra que exerce maior função em um termo.

Termos Essenssiais

Os termos essenssiais formam as partes mais importantes na frase: o Sujeito e o Predicado

Sujeito é quem ou o que realiza a ação. No Predicado é onde ocorrem essas ações. No predicado pode existir modificadores do sujeito:

  • Eu fui ao mercado. - Quem foi? Eu
  • Naiara e Estefani viajaram. - Quem viajou? Naiara e Estefani
  • O violino custou caro. - O quê custou caro? O violino

Assim concluimos que os sujeitos das frases são: Eu, Naiara e Estefani e O violino. Ao mercado, viajaram e custou caro é o predicado.

Termos Integrentes

Termos integrantes são os termos que complementam. Eles podem ser obrigatórios ou não.

Existem dois tipos de Complementos, os complementos verbais e os complementos nominais. Eles podem ser ou não ser acompanhodos de preposição. Complementos nominais são sempre acompanhados por preposição.

Termos Acessórios

Os Termos Acessórios são termos que nunca são obrigatórios.

Os Termos acessórios são os termos que modificam outros termos. Podem representar lugar, modo, tempo, instrumento, negação, etc. Chamamos estes de adjuntos adverbiais porque possuem papel de advérbio. Outros podem ter papel de adjetivo, então os chamamos de adjunto adnominal. Existem também o Aposto e o Vocativo.

Período Composto

É chamado de Período Composto toda frase com mais de uma oração

Lembra das conjunções (que, se, e, mas, porém, contudo, ...)? No Período Composto iremos estudar elas, mas agora com mais precisão. Estudaremos também mais um pouco sobre as preposições e sobre particípio e gerúndio. Acontece que todos esses termos estão envolvidos com as orações que estão no período.

Concordância

Concordância é as modificações que um termo trás quando colocado na frase.

Verbos e nomes concordam em número e em pessoa. Artigos, adjetivos, substantivos e pronomes concordam além de número, em gênero.

Regência

Regência é o estudo dos complementos verbais e nominais em relação as preposições.

Aqui, finalizará nosso estudo de preposições.

Colocação Pronominal

Está lembrado dos Pronomes? Aqui estudaremos onde devemos colocar alguns daqueles pronomes, a colocação pronominal.

Figuras Linguísticas

Fíguras Linguísticas são casos que mostram tropos, vícios, estilos gramáticais


Não se assuste se você achou tudo isso difícil, isto foi o mínimo das várias explicações que daremos, será tudo esclarecido com calma.