Teoria musical/Notação musical: diferenças entre revisões

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
sem resumo de edição
[edição não verificada][edição não verificada]
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
'''Notação musical''' é qualquer sistema utilizado para escrever ou representar a música que ouvimos através de símbolos gráficos.
 
O elemento fundamental de um sistema de notação musical é a '''nota''', que representa um único som, sua duração e sua altura (a característica do som que nos permite diferenciar uma nota aguda de outra menos aguda.). Outros símbolos nos permitem expressar outras características, tais como intensidade, expressão ou técnicas específicas de um instrumento.
 
==História da notação musical==
 
O registro mais antigo de um sistema de notação musical que conhecemos está em uma tabuleta de barro datada de 2000 a.C. e que utiliza a escrita cuneiforme, originária da cidade Suméria de Nippur, (atual Iraque, datada de 2000 a.C). Essa tabuleta contém fragmentos de instruções para execução de uma música, provavelmente em uma lira.
 
===Grécia antiga===
 
Os antigos gregos desenvolveram um sistema de notação musical capaz de representar uma nota, sua altura e sua duração. Esteve em uso entre o século VI a.C até cerca século IV d.C. (à época da Queda do Império Romano).
 
Este sistema consistia em símbolos que representavam as notas dispostos sobre as sílabas de uma canção. Um exemplo de composição completa empregando este sistemá é o Epitáfio de Seikilo, escrito entre o século II a.c e o século I d.C.
62

edições

Menu de navegação