Teoria musical: diferenças entre revisões

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
1 380 bytes removidos ,  00h46min de 9 de junho de 2010
sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
''Teoria musical'' é o campo de estudos que se ocupa em entender como a música funciona de um ponto de vista científico e matemático.
 
Desenvolver um conhecimento mínimo de teoria musical deve ser preocupação de qualquer instrumentista que se preze. Muitos tocam "de ouvido" - e de fato muitos são realmente muito bons nisso - mas são incapazes de entender a música de uma maneira generalista, independentemente de gênero ou instrumento.
 
O conhecimento de teoria musical permitirá que você toque música que nunca tenho ouvido antes, ''ajuste'' a música que foi escrita para um instrumento para ser tocada em outro instrumento, reconheça padrões musicais em diferentes compositores, escolas, estilos, instrumentos; pense de maneira mais crítica. Enfim, você irá se tornar uma pessoa mais inteligente
 
Para a maioria dos leitores, o principal motivo para se aprender teoria musical é que, se você tiver domínio dos elementos básicos (notação, ritmo, acordes, intervalos..), poderá dedicar-se exclusivamente aos problemas específicos de um instrumento, o que vai facilitar em muito o seu aprendizado.
 
Muitos pensam que ''aprender a ler partitura'' é um bicho-de-sete-cabeças. De fato, não é a coisa mais simples do mundo. Pense que você será alfabetizado novamente: primeiro você terá que memorizar uns símbolos, entender como eles se relacionam, aprender a escrevê-los, lê-los em voz alta e assim por diante. Mas saiba que dedicação e disciplina são as melhores qualidades de qualquer músico.
 
== Índice ==
* [[/Capa/]] [[Imagem:0de8.svg]]
* [[/Introdução/]] [[Imagem:8de8.svg]]
* [[/Notação musical/]] [[Imagem:1de8.svg]]
** [[/Nomes dos sons musicais/]] [[Imagem:1de8.svg]]
62

edições

Menu de navegação