Utilizador:João R/Rascunhos: diferenças entre revisões

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
actualizar
(actualizar)
(actualizar)
Em termos geográficos, a localização é determinada recorrendo-se a mapas terrestres ou coordenadas, podendo estas ser geográficas ou cartográficas. As coordenadas geográficas permitem determinar a localização de um dado ponto no globo em relação à linha do equador ou em relação ao meridiano de Greenwich, enquanto que as cartográficas permitem a localização de um ponto em concreto através de um plano cartográfico.
 
 
fontes desta secção:
 
1.http://pt.wikipedia.org/wiki/Localização
 
2.http://pt.wikipedia.org/wiki/Logística
 
 
A selecção de locais depende à partida do tipo de instalação que se queira desenvolver, pois cada tipo de instalação tem associada a si variáveis que a caracterizam e distinguem, apesar de, no entanto todas elas apresentarem algumas em comum.
 
ainda nao tratado:
 
fontes desta secção:
'''História'''
 
1.http://pt.wikipedia.org/wiki/Localização
História evolutiva da localização de instalações em geral
 
2.http://pt.wikipedia.org/wiki/Logística
 
 
* 1826 - Von Thünen definiu os fundamentos da Teoria da Localização e criou a Teoria dos Círculos Concêntricos, apoiado nos trabalhos de Richard Cantillon.
* 1873 - Albert Schaffle, a partir da teoria dos círculos concêntricos tentou explicar os diferentes aspectos entre forças centralizadoras e descentralizadoras.
* 1909 - Alfred Weber definiu 3 principais factores de influência na localização:
 
Ponto mínimo de custo de transporte; Distorção de trabalho; Nível de concentração. Deu origem à teoria da Localização Industrial.
 
* 1920 - Andreas Predohl introduziu o método de substituição de factores.
* Anos 30 - Walter Christaller, desenvolveu uma relação que acentuava cada vez mais, as zonas de influência dos centros urbanos, elaborando assim uma Teoria de Lugares Centrais
* 1931 - Reilly desenvolveu a lei da gravitação
* 1940 - August Losch engloba todo o trabalho dos seus antecessores. Teoria dos lugares centrais; Equilibrio economico-espacial.
* Nos dias de hoje houve o aparecimento de SIG, sistemas de informação geográficas.
 
 
 
'''Problema da Localização'''
 
O problema da localização tem como objectivo estudar uma área específica, com o intuito de determinar a quantidade e localização ideais de unidades de distribuição de produtos ou locais de prestação de serviços. Desta forma será possível atender da melhor maneira possível a população em geral cuja localização é portanto conhecida.
 
Na prática, os estudos de localização são utilizados em problemas com o objectivo de minimizar custos, ou em contrapartida de maximizar lucros dentro de uma rede logística tendo em conta a procura e a oferta de mercado. Nestes estudos surge a necessidade de adoptar restrições, sendo elas basicamente o transporte de uma quantidade mínima de um local para o outro e o tempo máximo de transacção de carga entre dois pontos distintos, ou seja, tenta-se minimizar o tempo de chegada do produto/serviço ao cliente, obtendo desta forma resultados de acordo com o objectivo inicial.
 
No entanto problemas desta natureza apresentam uma elevada complexidade pois têm um extenso número de variáveis de decisão que muitas das vezes se influenciam entre si. Assim, e para resolver estes problemas recorre-se a técnicas avançadas de análise de decisão podendo ser analíticas, como é o caso da programação linear, ou informáticas como o caso da simulação.
 
Através das técnicas analíticas consegue-se identificar por exemplo o(s) centro(s) de gravidade de uma rede logística, uma vez que sendo um dos modelos de decisão da localização, permite a própria localização de uma única instalação.
Este modelo pode ser relativo ao centro de peso, centro da distância, centro do peso-distância ou mesmo ao centro peso-tempo-distância sempre com um objectivo comum de encontrar uma localização com baixos custos associados. Quando se tenta determinar a localização de múltiplas instalações, a melhor maneira é o uso de técnicas informáticas como é o caso da simulação.
 
Dos vários problemas de localização surge um relacionado com o mesmo, o problema de transportes, um dos vários tipos de problemas da programação linear que tem como principal abordagem o abastecimento de n destinos por um dado número de origens, p, em que conhecidas as localizações das origens e destinos, é possível lidar com quantidades disponíveis de forma a transportar o máximo de carga no menor trajecto possível e ao mais baixo custo.
 
 
 
'''Teoria da Localização'''
 
Esta teoria acaba um pouco por ir ao encontro do problema da localização, em que se explica a localização de empresas no espaço geográfico...
 
 
 
A teoria abrange fatores aglomerativos e desaglomerativos, a renda urbana e a organização do espaço em geral.
 
A teoria foi, segundo Walter Isard, "fundada" por Johann Heinrich von Thünen. Outros autores importantes são Alfred Weber, François Perroux, August Lösch, e Walter Christaller.
 
Relativo a isso, a teoria econômica regional e urbana inicia-se "por von Thünen (1826) que realizou trabalho com relação à localização de empreendimentos agrícolas em que fazia uma relação da renda da terra com a distância, isto é, quanto mais distante do centro de comercialização, o excedente do produtor seria menor, dado pelo custo de transporte e gastos com a produção. Posteriormente, Weber (1909), Christaller (1933), Wingo (1961) e Alonso (1964) trabalharam a questão da localização industrial, teoria do lugar central e o uso da terra, respectivamente. Nos anos 80 e 90, a localização industrial está relacionado com a mundialização do capital, então os capitalistas têm-se instalado nos mercados consumidores promissores como é o caso brasileiro. A maioria das empresas está inserida num regime mais flexível da produção e do regime de trabalho, implementação da terceirização dos serviços e diminuição das hierarquias nas empresas. Além disso, as empresas estão cada vez inovando, diversificando e diferenciando seus produtos e os meios de produção devido a concorrência internacional e a abertura do mercado brasileiro no início dos anos 90."
 
 
 
'''Qual a decisão a tomar?'''
 
A decisão de localização apoia-se basicamente em dois tipos de dados, sendo eles os dados qualitativos e quantitativos.
 
* Os dados qualitativos são dados do local medidos de forma subjectiva,(exemplos: qualidade de vida, clima) enquanto que os dados quantitativos são
* Os dados quantitativos são dados sobre o local, que podem ser medidos e ter um valor numérico. (ex: preço, salários)
 
Os modelos de decisão mais utilizados na avaliação de alternativas de localização são:
 
Dados qualitativos:
 
* modelo da ponderação qualitativa
 
Dados quantitativos:
 
* modelo do centro de gravidade
* modelo de comparação entre custos
* método dos momentos
 
 
fonte desta secção: http://pt.wikipedia.org/wiki/Localização_de_instalações
 
 
 
'''Aspectos Fundamentais do Problema de Localização das Instalações Logísticas'''
 
Ao contrário do transporte, que ocorre entre locais e tempos diferentes, a armazenagem e o manuseio de materiais acontece, na grande maioria das vezes, em localidades fixas. Portanto os custos destas atividades estão intimamente associadas à seleção desses locais.
 
Necessidade de Espaço Físico
Se as demandas forem conhecidas com exatidão e se as mercadorias puderem ser fornecidas instantaneamente, teoricamente, não há necessidade para espaço físico (armazenagem) para estoque.
Muitas firmas hoje estão evitando ou minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito just-in-time. A idéia é ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade, de forma que os produtos ou matérias-primas cheguem justamente quando são necessárias.
 
'''MÉTODOS DE LOCALIZAÇÃO'''
 
Um dos maiores investimentos de uma empresa e aquele que tem um dos maiores períodos de retorno são as instalações. A localização das instalações é um fator crítico, pois determina custos fixos e variáveis durante a exploração do negócio.
Dependendo do tipo de empresa e da área de negócio, os custos com operações de transporte normalmente atingem os 25% do preço de venda do produto. O que significa que 1/4 das receitas da empresa são utilizadas para cobrir os gastos com a entrada de matéria-prima e a distribuição de produto acabado.
 
Os custos das matérias-primas e os impostos locais também dependem da localização. De acordo com estudos internacionais, a localização das instalações condiciona os custos de produção e distribuição.
Uma localização bem escolhida permite poupar 10% nos custos de produção, o que a posteriori já não é possível. Depois de determinar a localização das instalações, existe todo um conjunto de custos já assumidos e muito difíceis de reduzir. Se uma fábrica for localizada numa região onde a energia elétrica é muito cara, mesmo uma excelente equipe de gestores com uma estratégia de compra de energia bem afinada terá dificuldades.
430

edições

Menu de navegação