Utilizador:RMBeatriz/Testes: diferenças entre revisões

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
RMBeatriz (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
RMBeatriz (discussão | contribs)
Linha 14: Linha 14:




É um instrumento fundamental quando a mundialização dos mercados comerciais torna muito difícil a identificação da origem das matérias-primas e das circunstâncias em que se realiza a produção dos alimentos.
Torna-se num instrumento fundamental quando a mundialização dos mercados comerciais torna deveras difícil a identificação da origem das matérias-primas e das circunstâncias em que se realiza a produção dos alimentos.
Esta indicação permite ainda, no caso de surgir um problema de saúde pública, identificar todo o lote contaminado e, se necessário, retirá-lo do mercado, bem como definir a responsabilidade de cada um dos intervenientes na produção. Permite, assim, uma intervenção rápida por parte das autoridades competentes. <span id=refbSOS2009> [[#refSOS2009|(SOS, [2009])]]</span>
Esta indicação permite definir a responsabilidade de cada um dos intervenientes na produção e ainda, no caso de surgir um problema de saúde pública, identificar todo o lote contaminado e, se necessário, retirá-lo do mercado. Permite assim, uma intervenção rápida por parte das autoridades competentes. <span id=refbSOS2009> [[#refSOS2009|(SOS, [2009])]]</span>


bem como definir a responsabilidade de cada um dos intervenientes na produção


===R-Referências===
===R-Referências===

Revisão das 09h23min de 1 de março de 2010

Folha de Rascunhos

  • Websites:


  • Notas:

R-Intro

A rastreabilidade é um conceito que surgiu devido à necessidade de saber em que local é que um produto se encontra na cadeia logística sendo também muito usado em controle de qualidade. Segundo Dyer (1966) quando citado por Juran et al. (1970, p. 280) este conceito representa a capacidade de traçar o caminho da história, aplicação, uso e localização de uma mercadoria individual ou de um conjunto de características de mercadorias, através da impressão de números de identificação. Ou seja a habilidade de se poder saber através de um código numérico qual a identidade de uma mercadoria e as suas origens.


O significado da palavra rastreabilidade não está presente no dicionário da língua portuguesa, uma vez que é uma palavra composta pelo verbo rastrear, que tem por significado: "seguir o rasto ou a pista de, investigar, inquirir, indagar", e pelo substantivo feminino habilidade, que tem por significado: "qualidade de hábil". (RODRIGUES, 2007)


Torna-se num instrumento fundamental quando a mundialização dos mercados comerciais torna deveras difícil a identificação da origem das matérias-primas e das circunstâncias em que se realiza a produção dos alimentos. Esta indicação permite definir a responsabilidade de cada um dos intervenientes na produção e ainda, no caso de surgir um problema de saúde pública, identificar todo o lote contaminado e, se necessário, retirá-lo do mercado. Permite assim, uma intervenção rápida por parte das autoridades competentes. (SOS, [2009])

bem como definir a responsabilidade de cada um dos intervenientes na produção

R-Referências