Santos católicos/Biografias: diferenças entre revisões

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Adicionei informações.
[edição não verificada][edição não verificada]
(Adicionei uma informação.)
(Adicionei informações.)
NOSSA SENHORA DO PILAR: segundo a lenda, São Tiago Maior, enquanto pregava o Evangelho em Saragoça, na Hispania romana, presenciou uma aparição de Maria, mãe de Jesus, que na época ainda vivia na Terra Santa. Maria teria aparecido a São Tiago Maior e seus companheiros em cima de um pilar, pedindo que aí se construisse uma igreja. Tal igreja corresponde à atual Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Saragoça, na Espanha.
[[File:Pilar noche.jpg|center|300px|thumb|Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Saragoça, Espanha]]
NOSSA SENHORA DOS PRAZERES: seu culto teve inicio em Alcântara, Portugal, por volta de 1590. Na ocasião, uma imagem de Nossa Senhora foi encontrada em uma fonte. Ao beber água na fonte, uma menina presenciou uma aparição de Nossa Senhora pedindo que ela fosse venerada sob o nome de Nossa Senhora dos Prazeres e que uma igreja fosse construída naquele local. Mais tarde, um monge franciscano listou os sete prazeres (ou alegrias) de Nossa Senhora: a anunciação, a saudação de Isabel, o nascimento de Jesus, a visitação dos Reis Magos, o encontro com Jesus no templo quando ele conversava com os doutores da lei, a aparição de Jesus ressuscitado e a coroação de Maria no Céu. O dia de sua festa é o segundo domingo após a Páscoa.<ref>http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=12237&cod_canal=32</ref>
[[File:Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, Pico da Pedra, ilha de São Miguel, Açores.JPG|center|200px|thumb|Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, ilha de São Miguel, Açores, Portugal]]
SANTA EULÁLIA DE BARCELONA: Eulália foi uma jovem cristã que viveu na cidade espanhola de Barcelona, durante a dominação romana. Forçada pelas autoridades romanas a renegar sua fé e a oferecer sacrifícios aos deuses romanos, Eulália se negou. Como punição, as autoridas romanas determinaram que ela fosse exposta nua em praça pública. Mas, miraculosamente, uma súbita nevasca fora de época (pois já era primavera) fez com que seu corpo nu fosse coberto pela neve. As autoridades romanas decidiram então colocá-la dentro de um barril com vidro quebrado e cravos e jogar o barril encosta abaixo. É a padroeira da cidade espanhola de Barcelona.
SÃO FRANCISCO DE SALES: é o padroeiro dos jornalistas e dos escritores, devido a sua intensa produção literária, e dos surdos, por ter tomado conta de um e criado uma linguagem de símbolos para se comunicar com ele. Bispo da cidade suíça de Genebra, viveu no século XVI, na região da Saboia, atual fronteira franco-ítalo-suíça. Foi mentor de São Vicente de Paulo e Santa Joana de Chantal. Com esta, criou uma ordem monástica, a Ordem da Visitação. Em homenagem a São Francisco de Sales, São João Bosco nomeou a organização que criou no século XIX de Congregação dos Salesianos.
[[File:François de Sales et Jeanne de Chantal.jpg|center|200px|thumb|Medalha com as efígies de São Francisco de Sales e Santa Joana de Chantal]]
SÃO FRANCISCO XAVIER: um dos fundadores da Companhia de Jesus, junto com Santo Inácio de Loyola. Sua família fazia parte da nobreza de Navarra, território hoje pertencente à Espanha. Foi enviado pelo rei de Portugal, D. João II, para realizar trabalho missionário nas Índias. Viaja pela África, Índia, Macau, Japão e Ilhas Molucas, na atual Indonésia. É o santo padroeiro dos missionários e de Macau, na China.
[[File:Mausoléo São Francisco Xavier.jpg|center|200px|thumb|Túmulo de São Francisco Xavier em Goa, na Índia]]
SÃO JOÃO BATISTA: o filho de Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Chamou os judeus ao arrependimento através do batismo no Rio Jordão, preparando espiritualmente o terreno para a pregação de Jesus. Vivia no Deserto da Judeia, vestido com pele de camelo e alimentando-se de gafanhotos e mel silvestre. Foi morto por decapitação na prisão do Rei Herodes, por denunciar publicamente o adultério do rei.
 
2 529

edições

Menu de navegação