Atividades escoteiras/Imprimir: diferenças entre revisões

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
[edição não verificada][edição não verificada]
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
criação
 
m ops... não tem capa
Linha 2: Linha 2:
{{livro}}
{{livro}}
{{clear}}
{{clear}}

{{:Atividades escoteiras/Capa}}


=Jogos=
=Jogos=

Revisão das 11h44min de 10 de novembro de 2009

Jogos

Atividades escoteiras/Jogos para Alcatéia Atividades escoteiras/Jogos para Tropa Escoteira Atividades escoteiras/Jogos para Tropa Sênior Atividades escoteiras/Jogos para Clã Pioneiro Atividades escoteiras/Jogos Noturnos

Dinâmicas

Corrente de Energia

Forma-se um círculo com todos de mãos dadas. Escolhe-se uma pessoa para começar a passar a "energia",um aperto de mão forte e silencioso, e outra pessoa para recebê-la, este deve gritar: - Ui, ao receber a energia, que deverá passar de pessoa a pessoa, através do aperto de mão. Para dar continuidade basta escolher outras pessoas para enviar e receber a "energia".


Corrida dos Nós

Descrição: O grupo deve fazer um círculo, as pessoas podem estar sentadas. Deve-se ensinar alguns nós previamente, para que a dinâmica fique mais divertida. Após cada componente aprender pelo menos 3 nós, começa-se a corrida. são distribuidos 3 cabos, respeitando uma distancia equidistante entre as pessoas com os cabos. cada pessoa deve fazer um nó e passar para a seguinte, esta deve desfazer o nó e fazer outro e prosseguir. Quando dois cabos ficam na mão da mesma pessoa, esta deve sair da dinâmica, e o jogo prossegue. Para variar pode-se pedir que se façam dois nós em determinado cabo, enquanto nos outros apenas um.


Dinâmica da Tesoura

Descrição: Esta é uma Dinâmica de Observação. Os participantes devem ficar sentados em círculo. O responsável pela dinâmica também ficará no círculo, e apresentará uma tesoura, e demonstrará três movimentos com a tesoura que serão seguidos por gestos com a tesoura e (com as pernas - este é o segredo da dinâmica) . A tesoura está aberta \ . / (pernas abertas) a tesoutra está fechada |.| (pernas fechadas) e a tesoura está cruzada (tesoura meio aberta e pernas cruzadas) \./. A idéia da dinâmica consiste em descobrir o "segredo" da tesoura (os gestos com as pernas) sem se comentar o segredo. Assim que o responsável fizer a demonstração com "as tesouras" deve passá-la adiante,o participante que receber a tesoura deve falar o movimento e realizá-lo. Se ele realizar o "movimento" certo com as tesouras os participantes que já entenderam o segredo dirão se a tesoura está realmente na posição que o participante diz estar, respondendo a pergunta - A tesoura está aberta, fechada ou cruzada. Os outros responderão. Não se pode comentar o segredo do jogo. A intenção é fazer com que todos entendam a regra da dinâmica.


Canções

NOME DA MUSICA:VAMOS AO PARQUE AUTORA:MILENAS FOFAS BIOMISTAS


 Vamos ao parque vamos ao parque nos iremos ao parque la nos ficaremos(BIS)

la no parque posso levar meu cãozinho vamos ao parque la nós vamos brincar o (fulano) vamos ao parque venha entre para os escoteiros venha com a nossa turma vamos ao parque vanha(fulano) vrnha para a nossa turma estamos sempre felizes broches vamos ganhar e nos alegra venha vamos ao parque eeeee

Especialidades

As Especiliades Escoteiras foram organizadas segundo os Ramos de Conhecimento. Elas podem ser conquistadas em três níveis: amarelo , quando realizada 1/3 das etapas; verde , quando conquistada 2/3 das etapas; e grená quando completada todas as etapas 3/3. Material retirado do site: http://www.escotismo.com.br/eta/esp.htm Atividades escoteiras/Ciências e tecnologia Atividades escoteiras/Desportos Atividades escoteiras/Cultura Atividades escoteiras/Habilidades escoteiras Atividades escoteiras/Serviços

Nós e amarras

Nós

Nó Simples

É a base da maioria de outros nós. Ele próprio é usado como um simples nó terminal na ponta de uma linha ou corda. Serve para aprendizado. Faz-se primeiro uma meia-volta e passa-se o chicote por dentro do seio. Também conhecido como meio nó.


Nó Cego

Esse nó é ensinado para não ser feito. É a versão errada do nó direito. Escorrega e é praticamente inútil. Aprendemos exatamente para nunca fazê-lo. Também conhecido como no esquerdo.


Nó de Oito

Serve para impedir que um cabo corra num olhal ou gorne. É utilizado também para facilitar a subida em cordas por ser mais fácil de desatar após exercer grandes pesos sobre o nó. Também conhecido como Trempe.


Nó de Frade

Também serve para impedir um cabo de correr ou para rematar o chicote de um cabo ou para auxiliar na súbida de corda como nó de apoio. Também pode ser usado para a transmissão de código morse. Faz uma meia volta e passa-se o chicote duas ou três vezes pela meia-volta, depois puxe o chicote e feche a laçada.


Nó Lais de Guia

Usado para salvamento, para prender a pessoa quando há necessidade que a laçada não aperte. Para prender uma pessoa ou animal quando há necessidade, como quando se desce alguém de um prédio incendiado ou quando se puxa um animal à guia. É um nó que não corre, nem aperta e tem grande valor. Utilizado para fazer uma alça fixa (e bastante segura) tendo em mãos apenas uma ponta da corda. Passa-se o chicote por dentro de uma volta formando uma alça, depois por trás do cabo e por dentro da volta, puxa-se e aperta-se o nó.


Nó direito

Não escorrega nem aperta, sendo fácil de desata. Deve ser usado para emendar cabos de mesma espessura, ataduras. Passa-se o chicote de um cabo por dentro da meia-volta do outro, depois por fora da volta e de novo o chicote por dentro.


Nó Escota

Usado também para amarrar dois cabos de diâmetros igual ou desigual, ou para prender o cabo numa argola. É usado também no hasteamento de bandeiras, para amarrá-las. Passa-se o chicote de um cabo por dentro da meia-volta do outro e depois por fora da volta. O chicote volta passando sob próprio cabo e fora da meia-volta.


Nó de Escota Alceado

Mesma utilidade do escota, só que mais fácil de desatar. É muito utilizado para prender bandeiras na adriça. Passa-se o chicote de um cabo por dentro da meia-volta do outro e de novo por fora da volta depois dobra-se o chicote e passa-se a dobra pelo próprio cabo.


Nó de Escota Duplo

Idêntico ao Nó de Escota, mas de maior confiança. Passa-se o chicote de um cabo por dentro da meia-volta do outro e de novo por fora da volta, faz uma meia volta em torno do outro e finalmente o chicote sob o próprio e fora da meia-volta do outro.


Nó de Pescador

Usado para emendar dois cabos. Muito utilizado para dar nós em cabos escorregadios ou molhados, cordas corrediças, delgadas, rígidas, cabos metálicos e até cabos de couro. Em especial em linhas de pescar. Um passa dentro da laçada do outro, e faz uma laçada em torno daquele, puxam-se ambas as laçadas até se unirem.




Alguns "nós" retirados dos sites: http://www.inoxnet.com/portisub/files/nos_de_marinheiro3.htm http://grupoadventury.br.tripod.com/Materiais/Nos.htm

Atividades Internacionais

Atividades escoteiras/Atividades Internacionais

Especialidades

QUIZ

1 Baden-Powell foi:

O fundador do Movimento Escoteiro.
O fundador dos Desbravadores.
O fundador dos Bandeirantes.
O fundador do exército inglês.

2 UEB, para os escoteiros significa:

União Este Brasileira.
União dos Escoteiros do Brasil.
Unidos Estaremos Bem.
União Estadual dos Bandeirantes.

3 O nome completo de Baden-Powell é:

Baden-Powell dos Santos.
Roberto Stefenson Smithe Baden-Powell
Roberty Stphenson smith Baden-Powell
Robert Stephenson Smyth Baden-Powell

4 Baden-Powell nasceu em:

Brasília, no Brasil.
Londres, capital da Inglaterra.
Estados Unidos.
Não se sabe onde ele nasceu.

5 A organização Mundial do Movimento Escoteiro é representada pelo(a):

WOSM.
UEB.
World Web Scouting
OMMES

6 A sigla JOTA significa:

Jonh Oliver Taylor Alm
Jamboree On The Adrenaline
Jamboree On The Air
Jamboree On The Acamping

7 A sigla JOTI significa:

Jonh Oliver Taylor Ilm
Jamboree On The Internet
Jamboree On The Inative
Jamboree On The Interactive
O fundador dos Bandeirantes.
O fundador do exército inglês.

8 AEA, para os escoteiros significa:

Associação dos escuteiros de América.
Associação dos escuteiros de Angola.
American Escouting Adm

9 A nomeclatura correta para os chefes escoteiros é:

Lobinhos
Escoteiros
Escotistas
Seniores