WikiRPG/Sistema para criação de personagens do mestre: diferenças entre revisões

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
[edição não verificada][edição não verificada]
Ozymandias (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
He7d3r.bot (discussão | contribs)
(Sem diferenças)

Revisão das 11h04min de 26 de outubro de 2009

Este capítulo pretende mostrar as regras e recomendações ao Mestre de como utilizar os PMs (Personagens do Mestre) em suas aventuras .

O que é um Personagem do Mestre (PM)

Personagem do Mestre é o nome dado dentro do WikiRPG a qualquer personagem, ambiente ou objeto controlado pelo Mestre do jogo (alguns jogadores utilizam o termo em inglês NPC - Non- Player Character - Personagem Não-Jogador). Cada jogador normalmente interpreta um personagem dentro da história narrada pelo Mestre, no entanto o Mestre interpreta todos os personagens- vilões, secundários e personagens comuns que se relacionam com os PJs. Criaturas, animais e monstros também são considerados PMs desde que não sejam os próprios PJs.


  Os personagens dos jogadores chegam à cidade de Kohkui cansados da viagem. Param em uma  
  taverna, onde encontram diversas pessoas bebendo e se divertindo. O taverneiro, um senhor
  baixo, careca e de olhos penetrantes observa os recém-chegados e lhes pergunta o que querem  
  beber.

Na cena acima, conseguimos distinguir duas espécies de personagens: os PJs que chegam à taverna, e outros personagens comuns (as pessoas que bebem e se divertem na taverna) e um secundário (o taverneiro). Todas as vezes que os PJs se relacionarem de alguma forma (física, mental) com estes outros personagens, estes personagens serão interpretados pelo Mestre.

No entanto, apesar da liberdade de criação do Mestre, deve-se lembrar que o Mestre não joga contra os PJs. Ele tem o papel de tornar a aventura interessante e desafiadora para os PJs, mas não impossível.

Criação de Personagens do Mestre

Basicamente, para efeitos de jogo , os PMs são construídos com as mesmas características dos PJs, com exceção de que de acordo com a conveniência do jogo, o PM pode ser criado com características mais poderosas do que um PJ comum. E da mesma forma o PM pode possuir fraquezas únicas, que não existem para PJs.

  P.ex. o maior mago de um mundo medieval, não pode seguir as regras básicas de 
  um mago PJ iniciante.

Podemos no entanto distinguir três tipos de PMs:

  • Importantes: São PMs de interesse vital dentro da história e devem ser tratados como Personagens no sentido completo do termo. Devem ter características bem definidas, uma história de vida bem construída e estarem inseridos convenientemente na história, acompanhando a evolução desta. De preferência devem ter uma ficha específica e que tenha uma atenção especial em seu desenvolvimento.
  • Secundários: São PMs que os PJs se relacionam com uma certa frequência com os PJs, mas não necessitam ter todas suas características descritas. Geralmente é necessário apenas determinar seu nome, suas maiores habilidades e um história básica que o relacione ao cenário.
  • Comuns: São todos os outros personagens que não se adequam às duas definições acima. Geralmente não necessitam de um grande trabalho para sua construção, podendo ser criados com bases em estereótipos comuns.

Algumas perguntas básicas devem ser formuladas ao criar um PM:

  • Qual o nome, idade e raça do PM ?
  • Qual sua personalidade, motivações e filosofia de vida ?
  • Qual a sua vinculação à história e campanha narrada ?
  • Quais suas ligações e influência sobre os PJs ?
  • Quais os planos e destino que se pretenda dar ao PM ?

Conforme distinguimos acima, se estamos jogando uma campanha os personagens importantes e secundários devem também evoluir juntamente com a história e os PJs. Afinal, nada adianta passarem-s anos de jogo, os PJs envelhecerem, mas os diversos personagens que eles se relacionam no dia-a-dia também não evoluirem: o mundo não gira em torno dos PJs, e é importante se o Mestre quer acrescentar mais "riqueza" às suas aventuras, ter algum trabalho com os PMs, dando-lhes motivações, aventuras e desventuras próprias, que vez por outra pode influenciar a vida dos PJs.



Voltar ao índice