Utilizador:Rafael Canhête L. Filho: diferenças entre revisões

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Idéia: Livro de línguas portuguesas
(Estrutura dos livros sobre jogos de RPG)
(Idéia: Livro de línguas portuguesas)
Contribuições para outros Wikiprojetos:
*[http://desciclo.pedia.ws/wiki/Amarelinha Amarelinha]
 
 
==Idéias==
Wikilivros a serem desenvolvidos posteriormente.
'''Expansão do Livro de Receitas: Livro de dietas'''</br>
 
'''===Expansão do Livro de Receitas: Livro de dietas'''</br>===
Percebi que o [[Livro de receitas]] é o que atrai o maior interesse aqui, e gostaria de sugerir um '''Livro de dietas''' que utilizasse as receitas propostas no outro livro divididas por nutrientes e que explicasse as qualidades de cada tipo de alimento para a saúde da pessoa como preventores de doenças (e também, se possível, de acordo com as atividades físicas costumeiras dos leitores). Para começar seria interessante relacionar as [[:Categoria:Receitas por ingredientes|categorias de ingredientes]] sob categorias de nutrientes (ex.: Proteínas, Vitaminas específicas, Sais minerais específicos, Carboidratos ou açúcares, Gorduras, outras substâncias como os estimulantes como a cafeína, etc). Também devem ser criadas categorias para tipos de dietas (ex.: vegetariana, etc) e categorias de tipos de alimentos (ex.: verdura, legume, fruta, carne, laticínio, etc).
 
 
Futuramente pode-se pensar em criar um terceiro volume, relacionado aos outros dois, principalmente ao Livro de dietas, com dicas de atividades físicas divididas em partes do corpo exercitadas (ex.: exercícios para o abdômen, exercícios para tal grupo muscular, etc). Pensando nos alimentos como "combustíveis calóricos", a relação do Livro de atividades físicas com o Livro de dietas seria feita por meio de classificações para o nível energético dos nutrientes e sua recomendação para os praticantes de atividades físicas de tipos (ex.: atividades aeróbica, anaeróbica, de resistência, de flexibilidade, de força, etc) e níveis (ex.: atividades exaustiva, moderada, leve, etc) diferenciados. Pode trazer também exercícios respiratórios e de alongamento, sempre acompanhados de orientações de segurança.
 
===Fonologia dos sotaques (lusófonos)===
A idéia é representar por meio do [[w:International Phonetic Alphabet|alfabeto fonético internacional]] o português falado nos países lusófonos em suas diversas variações regionais e demonstrar por que e como os estrangeiros trazem os elementos fonéticos (sons) de suas línguas nativas para o português na forma de sotaques.
</br>Pode-se incluir uma discussão sobre a diferença entre o idioma, seus dialetos, topoletos, etc.
</br>Um dos princípios do livro deve ser o de mitigar os preconceitos lingüísticos entre os falantes do português.
</br>Categorização: [[:Categoria:Línguas e linguística]], [[:Categoria:Idiomas]], [[:Categoria:Línguas]]
 
==Observando==

Menu de navegação