Panda3D/Manual/Preparação: diferenças entre revisões

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Criou nova página com 'Você pode usar múltiplas linguagems de programação com o Panda3D. A mais comumente usada é Python, seguido por C++. Algumas páginas do manual oferecem tanto informaç...'
(Sem diferenças)

Revisão das 04h02min de 1 de agosto de 2009

Você pode usar múltiplas linguagems de programação com o Panda3D. A mais comumente usada é Python, seguido por C++. Algumas páginas do manual oferecem tanto informação do Python quanto C++ - use o botão de troca no topo da pagina do manual para trocar entre informação C++ e Python.

Por exemplo, se você quer que essa página contenha informação sobre aprendizado em C++ ao invés de Python, apenas clique no link "C++" no topo da página do Manual.

Aprendendo Python

Já que o Panda3D é uma biblioteca, e não um criador de jogo aponte-e-clique, é preciso aprender Python ou C++ antes que você possa usá-lo. Já que o objetivo principal da engine é suportar Python, seria uma boa idéia que você se familiarizasse com o Python antes de continuar.

Python é uma linguagem interpretada, interativa, orientada á objetos, comparavel ao Java ou ao Perl. Ele está disponível em várias plataformas, incluindo UNIX, OS/2 e Mac. O Python também tem um gande número de módulos fora da instalação padrão do Python, e módulos adicionais podem ser criados em C ou C++. Porque ele é "late-binding" e requer o mínimo de gerenciamento de memória, ele é ideal como uma linguagem de rapido "prototyping"

A cópia de Python que vem com o Panda

Não é necessário instalar o python, porque o instalador windows do Panda3D já inclui uma cópia. Essa é uma copia completamete normal do python, identica ao que vocÊ teria se tivesse instalado o python usando o instalador padrão dele. A copia imbutida do Panda é automaticamente adicionada á variavel de ambiente PATH. O que lhe possibilita escrever "python" no promt de comando, e ele vai rodar o python que vem com o panda.

E se você já tiver uma cópia do Python?

Se você já tiver uma cópia do python, e vocÊ desejar usa-la ao invés da providenciada pelo panda, é muito simples. Apenas crie um arquivo "panda.pth" dentro de sua cópia do python, contendo o caminho do diretório panda. Isso possibilitará que sua cópia do python ache as bibliotecas panda.

Para que isso funcione, a versão do python que você usar precisa combinar com a versão do python incluída com o do panda. As bibliotecas do panda são compiladas para aquela particular versão, e não funcionarão com nenhuma outra.

É claro, se você for usar sua própria cópia do python, você pode desejar deletar a cópia do python incluida com o panda, ou ao menos, remover a variavel de ambiente "PATH". Do contrário vocÊ terá duas cópias do python, o que pode levar a confusão.

Recursos de Programação Python:

Existem um bocado de outros recursos disponiveis para programar em Python. Aqui está uma lista dos melhores:

Lins do site oficial do python:

   * Site Oficial - http://www.python.org
   * Atual Documentação Python
   * Documentaçaõ python. Esta é a versão usada pelo Panda
   * Tutorial Python. Escrito por Guido Van Rossum, o autor do Python.

Aqui estão alguns outros bons links para aprender python:

   * Programando em Python
         o Byte do Python
         o Python para não progamadores
         o Mergulhe no Python
         o Python 101
   * Outras Documentações sobre Python
         o Exemplos Python e código de exemplo
         o A biblioteca padrão do Python
         o Lista de livros Python