Panda3D/Manual/Introdução ao Panda: diferenças entre revisões

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
sem resumo de edição
[edição não verificada][edição não verificada]
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
O Panda3D é uma ''engine'' 3D: uma biblioteca de subrotinas para a renderização 3D e desenvolvimento de jogos. A biblioteca está em C++ com a junção de python. O desenvolvimento de jogos com o Panda3D normalmente consiste de um programa escrito em python ou c++ que controla a biblioteca 3D.
 
O Panda foi criado para o desenvolvimento de jogos comerciais, e seus usuários primários ainda são desenvolvedores de jogos comerciais. Por causa disso, o Panda precisa realçar quatro áreas: ''poder'', ''velocidade'', ''integralidade'' e ''tolerância a erros''. Todos sabem o que poder e velocidade são. Mas integralidade e tolerância a erros merecem algum comentário extra.
 
Integralidade quer dizer que o Panda3D contém muitas ferramentas monótonas porém essenciais: navegação pela scene graph, monitoramento de performance, otimizadores de animação e muito mais. Estas coisas podem não parecer atraentes, e como resultado, frequentementes as engines open-source não possuem tais ferramentas. Mas quando você está programando sério, e não apenas jogando, estas ferramentas precisam estar ai.
 
Tolerância a erros é sobre o fato de que todos os desenvolvedores de jogos criam bugs. Quando você o criar, você vai querer que a sua engine mostre uma mensagem clara de erro e o ajude a encontrar o erro. Muitas engines vão parar de rodar instantaneamente se você passar o valor errado para uma função. O Panda3D quase nunca para, e muito código é dedicado ao problema de identificar e isolar erros.
 
Finalmente, voltando ao poder e velocidade: o melhor jeito de estimar as capacidades do Panda3D é dar uma olhada nos programas de exemplo. Eles são pequenos programas que demonstram as capacidades do Panda3D.
 
O Panda3D foi desenvolvido pela Disney para o seu jogo online, Toontown. Ele foi lançado como um software livre em 2002. O Panda3D está sendo desenvolvido agora juntamente ao centro de tecnologia do entretenimento da universidade Carnegie Melon.
 
==O Panda3D não é uma ferramenta para iniciantes ou um brinquedo==
 
Para ter êxito ao usar o Panda3D, você deve ser um programador experiente. Se você não sabe o que é uma 'API', ou se você não sabe o que é uma 'árvore'
501

edições

Menu de navegação