Xadrez/Estratégia: diferenças entre revisões

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
28 bytes adicionados ,  13 de agosto de 2008
m
formatação; ortografia; index
[edição não verificada][edição não verificada]
m (Xadrez:Estratégia movido para Xadrez/Estratégia: formatação com barra)
m (formatação; ortografia; index)
O plano de jogo certo depende em parte do estágio da partida: abertura, meio do jogo ou final do jogo. Depois da abertura, quando a maioria das peças moveram-se das casas iniciais para o centro do jogo, vem o meio do jogo, que dura até que um dos jogadores leve xeque-mate ou até que a maioria das peças esteja trocada. O final do jogo gira em torno da promoção de um peão à dama.
 
Freqüentemente é no meio do jogo que uma partida é ganha ou perdida - e onde planejar é especialmente importante! Escolha um bom plano e jogue de acordo com ele. Use táticas para ganhar peões, peças ou até para dar xeque-mate no rei do seu oponente.
 
O mais importante é a segurança do rei! O seu rei precisa de mais proteção? O rei do seu oponente está seguro? Ele pode ser atacado com sucesso?
 
O objetivo do xadrez é dar xeque-mate no rei do oponente; mantenha o seu a salvo! Faça um roque em segurança atrás do muro de peões e mantenha seus peões na frente do seu rei imóvel, se possível - eles são mais fortes assim. Se o rei do seu oponente não está seguramente protegido, seu plano pode ser atacá-lo! Um bom plano de ataque requer a reunião de uma tropa forte - um número de peças de xadrez - para atacar o outro rei. Uma ou duas peças normalmente são suficientes.
 
Controle o centro ou ataque o domínio do seu adversário na parte central do tabuleiro.
Se possível, troque uma peça por outra mais valiosa.
 
Logo seu exército estará mais poderoso do que o do seu oponente. Tome cuidado com o quêque você troca.
 
O que o meu oponente está ameaçando?
 
Pergunte-se isto toda vez que seu oponente fizer um moviemntomovimento. Acredite que ele tenha o seu próprio plano de jogo! Se você perceber as ameaças chegando, poderá geralmente evitá-las.
 
Posicione seu exército para o máximo controle do tabuleiro.
Se você e o seu oponente fizeram o roque em lados opostos, pense "ataque de peão".
 
Quando seu oponente está "rocado" no lado oposto ao seu no tabuleiro, você pode querer mover os seus peões em direção ao rei dele. Mesmo se alguns peões forem capturados, colunas abertas serão criadas em frente ao rei do oponente e você poderá colocar suas torres nessas colunas para ajudar o seu ataque.
 
Reveja sempre seus possíveis movimentos antes de tomar uma decisão.
Calcule dois ou três movimentos que parecerem melhores na posição. Faça uma lista mental desses movimentos, considerando um de cada vez. Finalmente, decida-se por um.
 
----
Fonte: Kasparov, G. K. Aprenda Xadrez com Garry Kasparov. Rio de Janeiro, Ediouro, 2003.
Ted Nottingham, Al Lawrence & Bob Wade. Xadrez - táticas e estratégias dos campeões. Rio de Janeiro, Ed. Ciência Moderna, 2001.
 
* Fonte: Kasparov, G. K. Aprenda Xadrez com Garry Kasparov. Rio de Janeiro, Ediouro, 2003.
[[Categoria: Xadrez|E]]
* Ted Nottingham, Al Lawrence & Bob Wade. Xadrez - táticas e estratégias dos campeões. Rio de Janeiro, Ed. Ciência Moderna, 2001.
 
[[Categoria: Xadrez|E{{SUBPAGENAME}}]]
 
[[en:Chess/Strategy]]
3 381

edições

Menu de navegação