Coding for noobs - Aprenda Lógica de Programação/Lista

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agora, imagine a seguinte situação:

"Roberto precisa guardar 100 valores na memória do computador"

Com o que você já aprendeu, você saberia resolver esse problema ? ÉÉrr.. Seria meio complicado criar 100 variáveis, uma para cada valor que Roberto precisa alocar, certo ? É aí que entra um outro conceito muito importante na computação, a Lista(Array, Vetor, Matriz..). Uma Lista constitui um nome que damos para um conjunto de espaços na memória do computador. Ou seja, no problema de Roberto, não precisaríamos criar 100 variáveis para guardar cada valor que ele precisa. Bastaria criar apenas uma Lista que conteria todos os 100 valores que Roberto quer guardar.

Para acessar cada valor da lista, usamos um índice, que nada mais é do que um número que representa a posição do valor que queremos manipular. Ou seja, se quisermos acessar o primeiro valor de uma lista de cem valores chamada "lst", usamos essa notação:

lst[0] = "valor"

Em algumas linguagens de programação, o conceito de Lista, ou de Array, possui algumas complicações:

  1. Na linguagem de programação C, uma Lista, que lá é chamada de Vetor, só pode guardar valores do mesmo tipo. Ou seja, se o vetor foi criado para suportar apenas números inteiros, você não poderá inserir um nome no meio do vetor.
    1. Já em Linguagens de Programação que utilizam Tipagem Dinâmica, as Listas, ou Arrays, podem carregar dados de diferentes tipos.

Com base no conceito de variáveis e de Listas, aprendemos duas coisas:

  1. Quando queremos guardar poucos valores, sem muita complicação, usamos variáveis;
    1. E quando precisamos guardar vários valores que podem possuir o mesmo nome, usamos Listas/Vetores/Arrays;