Usando o Wikilivros/Sobre este livro

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Quem escreveu este livro?[editar | editar código-fonte]

Este livro, como todos os livros no Wikilivros, foi escrita por usuários comuns, assim como você. Qualquer pessoa que visita Wikilivros pode editar qualquer página, a qualquer momento. Alguns dos usuários são experientes e veteranos no Wikilivros. Outros estão apenas de passagem, corrigindo um pequeno erro gramática ou de ortografia durante a leitura. Você pode ajudar a escrever este livro, pode escolher o quanto quer ajudar e de que maneira. Você pode corrigir os erros que encontrou, ou pode adicionar lições que aprendeu em sua própria experiência por aqui, ou ainda pode começar e escrever livros inteiros. Se você tiver dúvidas sobre a utilização Wikibooks, pergunte! E quando aprender, pode escrever essas respostas no livro para os futuros usuários e leitores.

Comentários dos leitores[editar | editar código-fonte]

Uma das melhores ferramentas no processo de escrita aqui no Wikilivros é o comentário dos leitores. Se você é um novo usuário e aprendeu com este livro, nós ficaríamos felizes se nos contasse sobre isso. Além disso, se achar certas partes confusas, ou até mesmo se tem conhecimento do assunto explicado, nós gostaríamos de ouvir sobre isso também. Um dos melhores lugares para fornecer feedback sobre este livro é na página de diálogos comunitários. Ao deixar uma pergunta ou comentário, inclua um link para a página do livro em questão, e discuta sobre o que você gostou, o que não gostou e o que acha que pode ser melhorado.

Como é este livro está organizado?[editar | editar código-fonte]

Este livro é organizado por trabalho. Wikilivristas tendem a assumir diferentes papéis quando eles visitam Wikilivros. A grande maioria dos nossos visitantes são "leitores", que querem aprender gratuitamente e com qualidade. Alguns Wikilivristas ajudam a corrigir problemas, como erros de ortografia e gramática ou formatação. Chamamos este segundo grupo "Editores". outros Wikilivristas realmente criam novos livros e geram novos conteúdos. Essas pessoas, são chamados de "Escritores" ou "Autores". Outros por sua vez vigiam o site, realizando tarefas de limpeza e de organização e de assumem responsabilidades que outros usuários não assumem. Este último grupo é conhecido como grupo de "Administradores" do Wikilivros.

Pessoas que vêm para Wikilivros nem sempre caem em apenas uma categoria, mas pode ser uma combinação de alguns ou de todos os grupos acima. Algumas pessoas realizar tarefas que são totalmente diferentes de todos os listados acima. A maioria das tarefas podem ser muito semelhantes aos quatro listados acima. Porem é preciso lembrar que, este livro só rompe nossos usuários em quatro papéis principais, isto é apenas uma simplificação e não uma realidade. Você deve se sentir livre para executar qualquer tarefa útil (e há muito por onde escolher!).

A primeira seção fornece uma introdução ao Wikilivros, e uma visão geral do que este projeto é e como funciona. A última seção é dedicada a guias de início rápido para vários públicos.

O formato[editar | editar código-fonte]

Este livro usa um formato organizacional muito simples que pode ser copiado livremente para outros livros. As decisões que os autores deste livro tomaram não são as únicas maneiras ou mesmo as melhores maneiras de fazer as coisas, no entanto. É bom seguir os exemplos existentes ao criar seus próprios livros, mas tenha em mente que não há um simples "caminho certo" para fazer as coisas, e os livros diferentes podem ter necessidades muito diferentes.

Este livro é destinado especificamente para ser impressa, então é realizada a um padrão particular que outros livros do Wikilivros não precisam seguir. A internet disponibiliza uma série de tecnologias, tais como interatividade e multimídia que não podem ser traduzidos facilmente em um meio impresso. Mesmo que este livro é focado em ser imprimível, outros livros do Wikilivros não são limitados por essa restrição e podem fazer uso de várias tecnologias para melhorar os seus benefícios educacionais.

Além de ser um bom exemplo, este livro pretende ser um bom recurso para os leitores que são novos no Wikilivros ou meramente curiosos. Se você tiver comentários sobre este livro, ou queira fazer alterações e melhoramentos, lembre-se que este é um wiki e qualquer pessoa é livre para editá-lo a qualquer momento. Isto pode parecer um conceito inacreditável, mas ao longo dos capítulos seguintes, vamos falar sobre como o processo de edição funciona e como ela realmente é fácil de se envolver.