Português/Termos integrantes/Complemento verbal/Pleonasmo

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Pleonasmo é quando ocorre a redundância de termos, ou seja, ele está duplo na frase, porém apresentado de formas diferentes. Também é considerado pleonasmo quando o verbo está totalmente relacionado ao complemento verbal:

  • Termos redundantes:
À minha casa lá irei.

Observe na frase acima que o verbo irei está apresentando dois complementos verbais, à minha casa e . e à minha casa indicam o mesmo lugar que irei. Ou seja, não é necessário apresentar esses dois complementos.

  • Verbo relacionado:
Agora subirei para cima.
O pôr-do-sol entardece.
Moro em uma moradia.
Caminharei por um caminho.
A dor é dolorosa.

Como você obviamente sabe, sempre se sobe para cima, sempre o pôr-do-sol irá entardecer, por mais precária que seja onde moramos sempre será uma moradia, sempre por onde caminhamos consideramos caminho e para algo ser doloroso sempre sentiremos dor. Esse tipo de pleonasmo é chamado de pleonasmo vicioso, ou seja, achamos que é uma necessidade complementar o verbo com algo óbvio. Veja agora o que não é pleonasmo:

A lâmpada iluminou. (mas sim, a luz iluminou)
O fogo queimou. (mas sim, a queimadura havia queimado)
A água molhou. (mas sim, a água é molhada)

Pois você sabe que não é sempre que a lâmpada iluminará, que o fogo queimará e que a água molhará. Quando o pleonasmo vicioso ocorre com um verbo intransitivo, o termo referente chama-se objeto direto cognato.