Panda3D/Manual/Renderização de texto e imagem

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Panda inclui supporte para renderização fácil de texto dinamico na tela ou no mundo 3d. Ele suporta uso total do set de caracteres Unicode, então ele pode facilemtne renderizar línguas internacionais (incluindo línguas Asiaticas, quando usada a fonte apropriada).

Existem três interfaces para criar texto, dependedno dos seus requerimentos: o TextNode, que é uma classe de renderização de texto fundamental que serve como implementação para os outros odis, OnscreenText, um wrapper simples de alto nível ao redor de TextNode, OnscreenImage, o mesmo que OnscreenText, mas para imagens e DirectLabel, que integra com o resto do sistema de DirectGUI.

Sets de caracteres internacionais:

Por padrão Panda presume que as strings de texto que você o dá estão formatados de acordo com o set de caracteres iso8859, tambem chamado de latin-l no Linux. Esse é o set de caracteres padrão que usa um byte por caractere e suporta a maioria das linguas do oeste europeu, e é provavel que seja o set de caracteres que voce esteja usando agora. SE você precisar de mais caracteres que os suportados pelo iso8859, voce precisa usar um sistema de codificação avançado como o utf-8 (que pode usar um, dois o utres bytes por caractere. Para usar utf-8 ponha o seguinte no seu arquivo Config.prc:

text-encoding utf8

E então certifique-se que os strings que você passa como strings de texto estão codificadas usando o método de codificação utf-8, por exemplo, salvando a sua fonte python em utf-8, o que pode ser traiçoeiro de fazer propriamente no Windows; nós recomendamos que você use um editor não microsoft, como o Emacs ou Eclipe para isso.