Mistérios do Egito Antigo para curiosos/As pirâmides

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa


O que ainda escondem as pirâmides?[editar | editar código-fonte]

Todo mundo já ouviu falar nas grandes pirâmides do Egito. Elas são motivo de todo tipo de teorias mirabolantes.

Pirâmides de Gizé.

Na verdade, diz a história, que elas foram construídas para serem túmulos dos faraós Queóps, Quefren e Miquerinos. São estruturas enormes e que mostram como os egípcios foram arquitetos e construtores sensacionais. A maior das pirâmides é a de Queóps.

Não se pode falar das pirâmides, sem citar o nome de Djoser. Esse foi um faraó super importante porque, foi dele, a idéia de construir a primeira pirâmide.

Pirâmide de Djoser.

Na verdade, até que ele teve a idéia genial, mas quem conseguiu transformar essa idéia em realidade foi o seu vizir, que também era conselheiro, sábio em medicina e astronomia, além de arquiteto e engenheiro. Uma fera o cara! Não esqueça o nome dele: Imhotep. Essa primeira pirâmide é conhecida como Pirâmide de Degraus.

Até hoje existe muita discussão entre os estudiosos a respeito da maneira como essas pirâmides foram construídas. Realmente é muito difícil explicar como tantos blocos de pedra foram colocados sem a ajuda das máquinas que temos hoje. Existem muitas teorias mas, nunca foi encontrada nenhuma espécie de máquina que pudesse ter existido, portanto a idéia é que, esses blocos eram arrastados e superpostos por milhares de homens.

Na verdade nunca foram encontradas múmias, nem tesouros, nem sarcófagos dentro das pirâmides e isso torna essas construções muito mais interessantes. Existe, na câmara do rei da grande pirâmide uma espécie de sarcófago de pedra, mas não se acredita que algum dia alguém tivesse sido sepultado ali.

Os egípcios acreditavam que, ao morrer, o morto ia viver outra vida, de acordo com o que tivesse feito naquela que tinha terminado. De repente ele poderia ter fome, ter sede, talvez quisesse um tabuleiro para jogar seu joguinho preferido. Então, eles colocavam o morto mumificado (para chegar na outra vida perfeitinho) num sarcófago, e esse sarcófago era colocado no túmulo, junto com todas as coisas que eles imaginassem importantes para o conforto na outra vida.

Ora, os ladrões já sabiam, desde a antiguidade, das riquezas que podiam ser encontradas nos túmulos. Além disso os mortos não podiam se defender, que moleza era roubar tantas riquezas!

Nós já sabemos que é raríssimo encontrar um túmulo que não tenha sido saqueado. Se os ladrões encontraram túmulos escavados nas rochas, imaginem se eles não iam entrar nas pirâmides? Já pensou, quantos tesouros teria um túmulo daquele porte?

Então onde está o mistério?[editar | editar código-fonte]

Porque não há inscrições nas pirâmides, como existem nos túmulos bem mais simples? Se a gente for procurar fotos de outros túmulos, vamos descobrir lindos desenhos, contando a vida do morto, mostrando os deuses, o caminho para a outra vida... Nas pirâmides não tem nada.

Tumba do faraó Ramsés IX.

O que existe por trás das portas que o Dr.Zahi Hawass, Secretário Geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, encontrou? Ele mostrou pela televisão, que havia na grande pirâmide, uma passagem terminada numa porta com alças e que foi explorada por um robô. Como não há espaço para se puxar essa porta, o robô fez nela, um pequeno buraco... Atrás dela existe outra porta. E o que será que tem atrás?

Na pirâmide de Queóps não se encontrou nem vestígios dos restos mortais do faraó, como se nunca alguém tivesse sido sepultado ali. Por que será? A única coisa que sobrou dele foi uma estatueta de marfim, de 12 centímetros.

Estatueta de Queóps.

Também não foi encontrada a tampa do sarcófago que existe na câmara do rei. Será que os ladrões levaram a tampa? Deveria ser um peso absurdo e para quê?

Como no caso de Queóps, nada se sabe sobre a múmia e as riquezas de Quéfren. Foram encontradas sete estátuas desse faraó no seu templo mortuário, que estava afundado na areia.

No caso de Miquerinos foi a mesma coisa, acharam riquezas e belas estátuas no seu templo mortuário. Será que um dia vão descobrir também alguma coisa de Queóps?

eu acredito que as piramides foram sim construídas pelos faraós,eu acho ainda que devem ter muitos tesouros ainda não encontrados,muitos mistérios que aquelas paredes escondem,ninguém parece ter coragem o suficiente pra se aprofundar mais,saber mais,parecem que tem medo será que aquelas pirâmides nas suas paredes e portas secretas,será que tem alguma armadilha lá para proteger os tesouros? Eu acredito que sim, e que os arqueólogos deveriam se aprofundar mais ainda nos estudo das pirâmides do Egito antigo,pois são bastante interessantes