Mecânica dos fluidos/Equações para linhas de fluxo

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Equações para linhas de fluxo[editar | editar código-fonte]

Linhas de corrente[editar | editar código-fonte]

Como as linhas de corrente são, em cada instante, tangentes à velocidade do fluxo, temos que, para uma linha de corrente λs qualquer



Introduzindo uma função ψ tal que dψ = vxdy - vydx, teremos dψ = 0, ou seja, ψ = constante. Essa função ψ é chamada função corrente (ing. stream function). Cada linha de corrente λs corresponde, então, a um valor fixo de ψ. Esse valor é arbitrário, uma vez que é a diferencial dψ que é definida univocamente, não a função em si.


De acordo com o teorema de Euler sobre as diferenciais exatas, dψ = vxdy - vydx = P(x,y)dy + Q(x,y)dx será uma diferencial exata se



Assim



Uma propriedade interessante da função corrente é que ela satisfaz a equação de continuidade para um fluido incompressível em escoamento bidimensional:



A dimensão de ψ é [L2.t-1], o mesmo da vazão volumétrica Φ definida anteriormente . A diferença dos valores de ψ entre duas linhas de corrente ψ1 e ψ2 é chamada taxa de vazão volumétrica; a diferença dos valores do produto ρψ entre duas linhas de corrente é chamada taxa de vazão mássica, e sua dimensão é [M.L-1.t-1].

O volume de fluido que escoa entre duas linhas de corrente adjacentes (Δψ = 1) é o mesmo. Assim, em regiões onde as linhas de corrente são mais próximas entre si, a velocidade do fluido é maior, uma vez que a área transversal é menor. As linhas de corrente, dessa forma, são um bom indicador visual do comportamento do fluido na região.