Logística/Gestão de armazéns/Picking/Procedimentos de organização/Picking por lote

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.


Neste procedimento um Operador escolhe um grupo de pedidos, ao mesmo tempo, uma linha de cada vez. Quando um produto aparece em mais que um pedido, a quantidade total necessária para todos os pedidos combinados é recolhida de uma só vez, e em seguida separada por pedido. A segregação pode ter lugar enquanto se faz a recolha em totes (pequenas peças em pequenas quantidades) ou a quando do transporte para uma área designada, onde são classificados e agrupados por pedido individual (Hudock, 2004).

Recolher mais que um pedido de uma vez, tem um efeito significativo sobre a produtividade do picking para os casos de case e broken case picking. De facto, quantos mais pedidos um Operador conseguir gerir eficazmente de uma só vez, maior é o ganho de produtividade (Hudock, 2004).

Este tipo de procedimento permite um ganho de produtividade em relação aos outros, visto trabalhar-se com diversos pedidos por recolha. No entanto, é indicado apenas quando os produtos são recolhidos maioritariamente em quantidades fraccionadas (não em caixas), e quando os pedidos possuem pouca variedade de produtos e pequenos volumes (Medeiros, 1999).

O ganho de produtividade obtido, ocorre devido à diminuição de tempo de deslocamento dos operadores. Um ponto negativo deste procedimento é a sua maior complexidade e maior necessidade de utilizar severas medidas de modo a minimizar os riscos de erros, medidas essas que podem passar pelo uso de soluções tecnológicas actuais (Medeiros, 1999).