Livro de receitas/Sabão com álcool

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg Este módulo precisa ser revisado por alguém que conheça o assunto (discuta).
Wikibooks-logo-pt.svg Este livro ou módulo precisa ser formatado segundo o modelo wiki e/ou organizado conforme as convenções do Wikilivros. (discuta)
Por favor ajude a formatar este módulo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação.

RECEITA 4 SABÃO COM ÁLCOOL Ingredientes: 6 kg de sebo derretido 5 litros de álcool combustível 4 litros de água 1 kg de soda FORTE(99%)ou então 2kg de soda líquida (50%) 200g de sal de cozinha(cloreto de sódio) 200g de barrilha(carbonato de sódio) 1 kg de açúcar cristal

PREPARO:

Dissolva a soda em 2 litros de água e espere esfriar. Mesmo sendo a líquida precisa diluir em água. Dissolva o açúcar em um litro da água e leve ao fogo e espere ferver, veja se dissolveu tudo, desligue e reserve. Leve o sebo ao fogo em uma lata e aqueça até uns 90°C (é bem quente mesmo)Retire do fogo e leve para um lugar arejado. Misture a soda com o álcool e vá despejando devagar sobre o sebo quente e mexendo. Se ele "empaçocar" é porque o sebo não estava bem quente, daí você terá que levar com cuidado ao fogo para aquecer um pouco mais. Mas se isto não acontecer, logo depois que você acaba de despejar a soda misturada com o álcool e continuar mexendo, ele vai mudar de cor até começar a formar uma espuma, pare e deixe saponificar. Depois disso (uns 5 minutinhos) despeje devagar o xarope de açúcar sempre mexendo, em seguida dissolva o sal em meio litro de água e despeje mexendo, em seguida dissolva a barrilha em meio litro de água e despeje mexendo. Está pronto, ele fica um líquido cor de mel escuro mas transparente. Despeje em caixas plásticas ou caixinhas de leite vazias. Depois de umas 6h ele trava.