Livro de receitas/Doce de figo – em calda

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa
acima: <<< Índice
anterior: <<< Doces | próximo: Outros Doces >>>

Existem várias maneiras de preparar:

Receita 1[editar | editar código-fonte]

Ingredientes[editar | editar código-fonte]

  • Conforme a quantidade de figos fazer em proporção a esta receita.
  • 5 kg de figos verdes,
  • 4 kg de açúcar cristal,
  • Cravo e canela, a gosto (se quiser).

Preparo[editar | editar código-fonte]

  1. Lave os figos, dê um pequeno corte, em forma de cruz, na cabeça do figo (ou seja, na parte oposta ao cabinho), sem aprofundar a lâmina da faca (de um milímetro, mais ou menos, isto é, basta cortar a pele), enxágüe-os e coloque-os em panela (ou tacho de cobre) com água e leve ao fogo, dando somente uma aferventada neles.
  2. Retire do fogo e ponha numa peneira para escorrer a água, secando-os.
  3. Leve ao congelador, de um dia para o outro, acondicionados em sacos de plásticos, esparramando-os para que fiquem menos agrupados possível (se quiser, pode colocar em fôrmas de alumínio, esparramados também), para evitar que se grudem uns aos outros.
  4. No dia seguinte, ou quando quiser, pegue os figos congelados e, de um por um, leve-os debaixo da torneira e com as pontas dos dedos puxe a pele (casca) do figo.
  5. Coloque os figos, já sem pele, porém ainda congelados, numa panela grande e funda (ou tacho), cubra com água e afervente-os umas três vezes, sempre trocando a água. A cada troca de água use sempre água quente para reposição. Não deixe por muito tempo, para evitar que se cozinhem durante este processo.
  6. Em seguida, coloque os figos juntamente com a metade da quantidade do açúcar desta receita (ao colocar, vá intercalando figo com açúcar), deixando cozinhar por 1 hora ou mais, até tomarem gosto.
  7. Depois, leve ao fogo baixo e ponha cravo e canela a gosto (se quiser) e ferva os figos até terminar o cozimento, ou até que fiquem translúcidos.
  8. Retire do fogo e coloque num recipiente, esfriando.
  9. À parte, faça uma calda não muito grossa com o restante do açúcar.
  10. Em seguida, jogue esta calda sobre os figos.
  11. Conserve na geladeira ou guarde no congelador.