Latex/Título

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Para documentos tais como artigos básicos, o resultado de \maketitle geralmente é adequado, mas documentos mais longos (tais como livros e relatórios) frequentemente precisam de formatação mais elaborada. O procedimento será detalhado aqui.

Há várias situações em que você pode querer criar um título em um formato personalizado, em vez do formato suportado pelo LaTeX nativamente. Apesar de ser possível alterar o resultado de \maketitle, isso pode ser complicado até mesmo com pequenas mudanças no título. Em tais casos, frequentemente é melhor criar o título a partir do zero, e esta seção mostrará como isso pode ser feito.

Páginas de título padrão[editar | editar código-fonte]

Muitas classes de documentos fornecerão uma página de título para você. É preciso especificar que informações devem ser adicionadas à página de título (como por exemplo autores ou a data em que foi escrito), e para isso deve-se acrescentar algumas linhas ao top matter com estes comandos:

\title{The Triangulation of Titling Data in
       Non-Linear Gaussian Fashion via $\rho$ Series}
\date{October 31, 475}
\author{Fulano de Tal\\ Departamento de Mágica, Richard Miles University
        \and Richard Row, \LaTeX\ Academy
}

É comum excluir a data da página de título utilizando-se o comando \date{}. Se não for encontrado no arquivo fonte, é utilizado \today por padrão.

Para formar uma página de título, utilize

\maketitle

Isto deve ir após os comandos anteriores. Para a maioria dos estilos de documentos, isto formará uma página separada, enquanto que no estilo de documento article o título será inserido no topo da primeira página. Note que o ambiente abstract deve vir antes do comando \maketitle em documentos AMS.

É possível especificar notas de rodapé dentro da página de título com o comando \thanks. Por exemplo, pode-se adicionar

\author{Fulano de Tal\thanks{Financiado por uma bolsa da NASA \#42}}

O comando \thanks também pode ser utilizado no \title.

Os comandos utilizados na página de título gerada pelo \maketitle dependem da classe do documento. Por exemplo, a classe amsart utiliza comandos tais como \address, \dedicatory, \email entre outros na página de título enquanto que outras classes podem utilizar apenas \title.