Latex/Título

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Para documentos tais como artigos básicos, o resultado de \maketitle geralmente é adequado, mas documentos mais longos (tais como livros e relatórios) frequentemente precisam de formatação mais elaborada. O procedimento será detalhado aqui.

Há várias situações em que você pode querer criar um título em um formato personalizado, em vez do formato suportado pelo LaTeX nativamente. Apesar de ser possível alterar o resultado de \maketitle, isso pode ser complicado até mesmo com pequenas mudanças no título. Em tais casos, frequentemente é melhor criar o título a partir do zero, e esta seção mostrará como isso pode ser feito.

Páginas de título padrão[editar | editar código-fonte]

Muitas classes de documentos fornecerão uma página de título para você. É preciso especificar que informações devem ser adicionadas à página de título (como por exemplo autores ou a data em que foi escrito), e para isso deve-se acrescentar algumas linhas ao top matter com estes comandos:

\title{The Triangulation of Titling Data in
       Non-Linear Gaussian Fashion via $\rho$ Series}
\date{October 31, 475}
\author{Fulano de Tal\\ Departamento de Mágica, Richard Miles University
        \and Richard Row, \LaTeX\ Academy
}

É comum excluir a data da página de título utilizando-se o comando \date{}. Se não for encontrado no arquivo fonte, é utilizado \today por padrão.

Para formar uma página de título, utilize

\maketitle

Isto deve ir após os comandos anteriores. Para a maioria dos estilos de documentos, isto formará uma página separada, enquanto que no estilo de documento article o título será inserido no topo da primeira página. Note que o ambiente abstract deve vir antes do comando \maketitle em documentos AMS.

É possível especificar notas de rodapé dentro da página de título com o comando \thanks. Por exemplo, pode-se adicionar

\author{Fulano de Tal\thanks{Financiado por uma bolsa da NASA \#42}}

O comando \thanks também pode ser utilizado no \title.

Os comandos utilizados na página de título gerada pelo \maketitle dependem da classe do documento. Por exemplo, a classe amsart utiliza comandos tais como \address, \dedicatory, \email entre outros na página de título enquanto que outras classes podem utilizar apenas \title.

Páginas de título personalizadas[editar | editar código-fonte]

Crie o título[editar | editar código-fonte]

Normalmente, o benefício de usar LaTeX em vez de programas tradicionais de processamento de texto é que o LaTeX o deixa livre para se concentrar no conteúdo, cuidando das margens, justificação, e outras questões tipográficas. Por outro lado, se você quer escrever o seu próprio formato, é exatamente o oposto: você tem que cuidar de tudo--desta vez o LaTeX não fará nada para ajudá-lo. Pode ser um desafio criar o seu próprio formato de título uma vez que o LaTeX não foi projetado para ser interativo graficamente no ajuste do layout. O processo é análogo ao trabalho com código HTML com o passo adicional de ter que compilar o código-fonte toda vez que quiser ver o resultado de suas alterações. Embora isso possa parecer uma grande inconveniência, o benefício é que uma vez que o título personalizado tenha sido escrito, ele serve como um modelo para todos os outros documentos que utilizariam o formato de título que acabou de fazer. Em outras palavras, uma vez que você tenha o layout desejado, você pode usá-lo para quaisquer documentos em que você gostaria de ter a mesma aparência sem ter que realizar ajustes adicionais no layout .

Primeiro passo: como você estará trabalhando apenas na primeira página do seu documento e terá que compilar com bastante frequência, você não precisa compilar o documento inteiro todas as vezes, você só precisa olhar na primeira página. Por isso é melhor criar um documento de exemplo para a preparação do título e então simplesmente incluí-lo dentro do documento maior que estiver sendo escrito. Chame o documento de exemplo de teste-título.tex e coloque o seguinte código nele:

\documentclass[pdftex,12pt,a4paper]{report}

\usepackage[pdftex]{graphicx}

\newcommand{\HRule}{\rule{\linewidth}{0.5mm}}

\begin{document}

\input{./título.tex}
\end{document
}

Isso é feito para que seja compilável com pdflatex para criar um PDF como saída. Ele é um documento bem básico, mas tome cuidado para que ele tenha as mesmas configurações do documento que você estiver escrevendo, de modo que o resultado não mude quando você incluir o título em seu documento. Neste caso (veja a primeira linha) o tamanho da fonte foi definido para 12pt e o tamanho do papel é A4. O pacote graphicx é incluído para inserir uma imagem no título. Então é definido um comando chamado \HRule; ele incluirá apenas uma linha horizontal cuja largura é igual a uma linha de texto e cuja espessura é 0.5 mm. (Note que você precisa prefixar o comando \HRule com \noindent, caso contrário ele será indentado e você verá um aviso overfull hbox igual à indentação normal da primeira linha de um parágrafo.) Se quiser, altere as configurações na definição. Finalmente o documento começa e simplesmente é incluído o arquivo title.tex, que deve ser colocado no mesmo diretório do seu documento de exemplo teste-título.tex.

Agora crie o arquivo título.tex e escreva nele:

\begin{titlepage}


\end{titlepage
}

Tudo o que você quiser colocar no título deverá ficar no ambiente titlepage. Agora se você compilar teste-título.tex você verá uma prévia do seu título no arquivo teste-título.pdf. Eis o que precisa saber para escrever o seu título:

Translation arrow.svg Este módulo encontra-se em processo de tradução. A sua ajuda é bem vinda.