Introdução à física/Ondas elásticas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Conceito de onda elástica(mecânica)[editar | editar código-fonte]

As ondas elásticas, também denominadas ondas mecânicas, são aquelas que precisam de um meio para se propagar, sendo assim inviável sua propagação no vácuo. Um exemplo são as ondas acústicas. Tomando o exemplo citado anteriormente, o fenômeno que acontece quando essa onda mecânica se propaga, na visão microscópica, é a transmissão de energia vibracional, as moléculas do meio sofrem "perturbações" que se espalham tridimensionalmente. Um outro exemplo de onda mecânica é a natural do mar.

O aparelho de som e o ipod são exemplos de fontes sonoras, no caso do primeiro exemplo, as ondas sonoras são produzidas pela vibração dos diafragmas das caixas de som produzindo contrações e expansões no meio elástico (ondas sonoras), o segundo exemplo também utiliza este principio, no entanto nos terminais do headphone.

Fenômenos de reflexão, refração, interferência, difração e polarização para ondas mecânicas[editar | editar código-fonte]

Assim como os outro tipos de ondas, as mecânicas sofrem, refrexão, refração, interferência e difração, no entanto não polarização, pois a natureza destas ondas(longitudinais) não permitem este fenômeno acontecer.

A Mecânica Ondulatória pode ser definida como a parte da física que estuda as ondas de um modo geral, preocupando-se com suas formas de produção, propagação e absorção, além de suas propriedades.