Git

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Git é um sistema de controle de versão, de código aberto, usado no gerenciamento de código-fonte, com ênfase em velocidade. Git foi inicialmente planejado e criado por Linus Torvald for o desenvolvimento do kernel linux. Git opera numa arquitetura descentralizada, então toda pasta git é um repositório completo, com seu próprio histórico e seguidor de revisões, e não depende de acesso a um servidor central.

Diferente dos controles de versão anteriores, como Subversion e CVS, git só precisa de acesso ao servidor central para apenas uma coisa: publicar mudanças para os usuários desse servidor. Qualquer pessoa pode complartilhar mudanças diretamente com outras pessoas sem precisar consultar um nó central.

Git se diferencia de aplicações de arquitetura monolíticas, como Subversion e CVS, pelo design, típico de uma conjunto de ferramentas Unix, com vários pequenos componentes que realizam tarefas atômicas. A versão v1.5.3 do git é formada por um conjunto de 143 comandos. Não é necessário que se saiba todos esses comandos para usar Git! A maior parte serve para ações especializadas, e uma parte significativa é chamada por sripts shell, ao invés de usuários.

Sumário[editar | editar código-fonte]