Easyphp

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Esta página é um monomódulo, ou seja, não está inserida em nenhum livro e/ou não tem subpáginas.
Ajude o Wikilivros inserindo-a em um livro existente ou por criar.
Este item foi movido da Wikipédia para cá
e ainda precisará de adaptações

EasyPHP[editar | editar código-fonte]

Acredito que todos os iniciantes em PHP passaram por alguma dificuldade na hora de instalar o PHP, o servidor é talvez um banco de dados, pega algum arquivo de uma pasta e jogar para outra, em fim, para quem está começando sente certa dificuldade em colocar o PHP funcionando. O que poucos sabem é que existem alguns programas que já fazem isso, usando somente os famosos cliques next, next, next. Abordarei aqui o EasyPHP. Ele é como se fosse um instalável do Windows, e já vem com o servidor Apache 1.3.33, PHPMyAdmin 2.6.1, MySQL 4.1.9 e o PHP 4.3.10 (estas ferramentas refere-se ao EasyPHP 1.8). Agora, mãos-a-obra.

1. Instalando o EasyPHP.[editar | editar código-fonte]

Bem, para o PHP funcionar não basta ir somente ao site do PHP e baixá-lo, tem que ter algumas configurações para que ele funcione, e tem também de ter um servidor local configurado adequadamente para suportar os comandos PHP que serão inseridos. Um servidor muito conhecido é o Apache que também é free, é um dos servidores mais usados e bem sucedidos do mundo e muito seguro. Ele foi criado em 1995 por Rob McCool, mas não iremos nos aprofundar nesse assunto. O bacana do PHP é que podemos fazer aplicativos web dinâmicos, coisa que somente com o indispensável html não nos possibilita. O PHP nos permite trabalhar com banco de dados e isso nos dá um leque de possibilidades de inovação e criação em nossos sites. Na instalação tradicional você tem de baixar cada um desses itens e instalá-los individualmente e se as configurações não forem feitas da maneira correta o PHP nunca funcionará direito. O EasyPHP veio para acabar com essa batalha de configurações, depois de baixar o aplicativo, que é pequenininho, aproximadamente 8mb, todas as configurações serão feitas e o PHP estará pronto para ser usufruído. O link para o download do EasyPHP encontra-se no final deste artigo.

2. Usando o EasyPHP.[editar | editar código-fonte]

Depois que você concluir a seqüência de next, digo, concluir a instalação, você verá que foi instalado um programa EasyPHP, clique nele e vamos testá-lo. Aparecerá uma janela conforme a figura 1.


Figura 1 – Janela de principal do EasyPHP

Observe que está com a luz verde acesa para o servidor Apache e para o banco de dados MySQL. Agora minimize a janela e observe que um “E” foi parar bandeja perto do relógio, clique nele com o botão direito e você verá que aparecerão várias opções para você usar.



Figura 2 – Menu do EasyPHP Escolha a opção Administração, abrirá no seu navegador uma homepage onde se encontrará os dados EasyPHP e seus componentes.

3. Os arquivos em PHP.[editar | editar código-fonte]

Os arquivos em PHP criados deverão ser salvos na pasta www que o easyPHP criará em sua pasta raiz, e para acessar esses arquivos via browser você deverá ir pelo seguinte endereço local: http://127.0.0.1/, agora, seja organizado separando as suas páginas em pastas, assim fica mais fácil. Ok? Espero que todos aqueles que sempre quebraram a cabeça a fim de instalar o PHP tenham aqui uma aspirina.

Site do EasyPHP

Por: Ediel Rangel