Biologia celular/Organelos

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa
Esquematização de célula animal típica mostrando componentes subcelulares.

Os organelos principais do citoplasma são:

  • Retículo endoplasmático:ao microscópio, apresenta-se como uma verdadeira rede de canais e bolsas membranosas e achatadas. Em algumas regiões dessas membranas, o retículo endoplasmático apresenta uma característica rugosa devido à aderência dos ribossomos, que são responsáveis pela síntese de proteínas. Suas principais funções são:
    • Transporte - no interior dos canais circulam proteínas, lipídios e outros materiais, que são transportados por toda a célula.
    • Armazenamento - dilatação de canais do RE dá origem aos vacúolos nas células vegetais, onde são armazenadas determinadas soluções.
    • Regulação da pressão osmótica - o armazenamento de substâncias internas pode favorecer a osmose
  • Ribossomos: são organelas produtoras de proteínas. Possuem em sua composição molecular RNA ribossômico e proteínas. São encontrados livres pelo citoplasma ou aderidos às membranas do reticulo endoplasmático rugoso.
  • Complexo de Golgi: conjunto de bolsas achatadas, empilhadas umas sobre as outras, de onde se desprendem pequenas vesículas. As funções do complexo de Golgi são: armazenar substâncias produzidas pela célula, encaminhar essas substâncias para o exterior e fazer parte da composição do acrossomo (cabeça do espermatozóide). O complexo de Golgi presente nas células do acrossomo contém enzimas digestivas que vão perfurar a membrana do óvulo, permitindo a fecundação. As vesículas eliminadas das bordas do complexo de Golgi dão origem aos lisossomos, pequenas bolsas cheias de enzimas.


Eukaryota cell strucutre.PNG

Esta página é um esboço de biologia. Ampliando-a você ajudará a melhorar o Wikilivros.