Bichos da mata/Onça-pintada

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa
Onça-pintada.

Onça-pintada

Aparência

Já cansamos de ver aquele gato enorme cheio de pintinhas e achamos que onça é sempre igual... Não é não. Primeiro, é um felino mas não é um gato grande, segundo, alguns animais do mesmo tipo também tem desenhos na pelagem.

Preste atenção: o pelo da onça tem manchas espalhadas, vamos chamar essas manchas de rosetas. Elas são de uma cor mais dourada do que o resto do pelo da onça e também têm pontos pretos no meio.

Existem algumas onças que nascem com problemas de pigmentação então são mais escuras, elas são chamadas de onças-pretas, mas na verdade, são da mesma família das outras.

Suas unhas ficam guardadas como as dos gatos domésticos e elas as usam para subir nas árvores. São animais grandes e pesados que podem medir até 2,10 e pesar até 110 quilos.

Onde a onça-pintada vive?

As onças vivem nas florestas da América do Sul e da América Central. No Brasil elas são encontradas em 5 dos 6 biomas existentes: Pantanal, Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado e Floresta Atlântica.

Alimentação

A onça é o maior mamífero carnívoro do Brasil. Então você já entendeu que ela come carne, ela é uma grande caçadora porque precisa de muita comida, afinal ela é muito grande. Os animais carnívoros caçam para se alimentar e sobreviver, qualquer animal pode ser presa da onça, macacos, antas e até aves e cobras.

Hábitos

Elas vivem em buracos de troncos caídos, em grutas ou sobem nas árvores para poder descansar em paz.

Elas andam de maneira silenciosa e gostam de caçar à noite. Em locais onde é preciso nadar para ir atrás de alimento, elas nadam.

Na verdade, os homens morrem de medo das onças, só que elas são animais tímidos e só atacam o homem se forem ameaçadas.

Veja as rosetas na onça-preta.

Reprodução

As onças são animais solitários, ou seja, elas só procuram companhia quando é tempo de ter filhotes.

Os filhotes nascem como os gatos, de olhos fechados e muito dependentes e ficam junto da mãe até os dois anos de idade.

Predadores

O homem é o principal predador da onça, por causa da beleza de sua pele e também porque a floresta tem sido desmatada pelos fazendeiros para fazer plantações. Na falta dos animais que costuma caçar para comer, a onça se aproxima das fazendas e acaba sendo caçada.Ela geralmente não ataca o homem a não ser se estiver defendendo um filhote ou mesmo sua presa. Ela só ataca o homem quando é caçada por ele e então é travada uma luta onde a onça coloca em evidência a força poderosa em suas mandíbulas e a habilidade com suas garras afiadas.

Características

A onça-pintada é um animal muito cauteloso para atacar sua vítima. Desloca-se sempre contra o vento e aproxima-se silenciosamente, surpreendendo a presa com um salto sobre seu dorso.

  1. Apesar de ser um animal muito temido, costuma fugir da presença humana. Mesmo em histórias antigas, são raros os relatos de ataque ao homem. Quando estes ataques acontecem geralmente estão relacionados à defesa de filhotes, de presas recém abatidas ou até mesmo ataques para se defender quando estão sendo caçadas.
  2. O território do macho é bem maior do que o da fêmea, podendo ser duas a três vezes maior. Tanto machos quanto fêmeas marcam seus territórios com sinais olfativos (urina) e visuais (arranhões nas árvores).
  3. O período de gestação é em média de 100 dias e geralmente nascem dois filhotes, que abrem os olhos cerca de 3 a 13 dias após o nascimento. Os filhotes começam a comer carne por volta dos 75 dias de vida, mas a amamentação continua até os cinco meses. Os adultos podem ficar até uma semana sem comer, mas pode devorar, em um dia, 20 kg de carne.
  4. O padrão de pintas das onças é único para cada indivíduo e funcionam como nossas impressões digitais, servindo para identificar cada animal. A onça-pintada negra, conhecida como Jaguar negro, é da mesma espécie da malhada. Preste atenção e você verá as mesmas pintadas escondidas sobre o pelo preto. Elas são negras devido a uma variação genética conhecida como "melanismo" que provoca a concentração da pigmentação preta. Para identificar as manchas é necessário um pouco mais de atenção e condições de luminosidade adequada.