Bichos da mata/Jaguatirica

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa
Jaguatirica.

Jaguatirica[editar | editar código-fonte]

Aparência[editar | editar código-fonte]

É o terceiro maior felino das Américas, tem por volta de 40 cm de altura e alcança 15 quilos de peso.

O pelo da jaguatirica é especialmente bonito, é macio e dourado com manchas escuras e pintas negras, ela possui partes esbranquiçadas no pelo que destacam os riscos e anéis na cauda. Os machos têm manchas mais destacadas.

Onde vive?[editar | editar código-fonte]

A jaguatirica era encontrada em todo Brasil, hoje em dia, sabemos que ela habita a floresta amazônica.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

São animais carnívoros, portanto caçam pequenos mamíferos e aves. Como não é exigente com a alimentação, na falta do alimento preferido elas podem comer lagartos, pequenas cobras, rãs, sapos e até peixes.

Camuflada pelas cores.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

A jaguatirica é um animal tão bravo que os colombianos a chamam de tigrinho e os paraguaios de onça-pequena. Caçam à noite e durante o dia, costumam dormir em ocos de árvores e grutas.

Além de subir em árvores com facilidade também são grandes nadadoras.

A grande arma da jaguatirica são suas garras, se não tiver caça ela derruba as telas dos galinheiros com as patas. Ela sempre ataca primeiro com uma boa patada para derrubar a presa, e também não permite que outros animais caçadores entrem no seu território.
É um animal muito difícil de ser domesticado, isso pode até ser conseguido quando é filhote, mas, quando adulta, a jaguatirica muda muito de temperamento. Afinal é um animal selvagem e isso deve ser respeitado.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

A fêmea só permite que o macho entre no seu território na época do namoro. Ela tem seus filhotes sozinha e os cria sem ajuda. A família se abriga em grutas ou ocos de árvores.

Ela os amamenta e carrega até que possam caçar sozinhos. Podem nascer até 4 filhotes depois de 70 a 85 dias de gestação.

Predadores[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos a jaguatirica foi extinta e no Brasil está ameaçada de extinção.

Ela é caçada por causa de sua pele, existe o tráfico de animais exóticos que são vendidos para pequenos zoológicos, além disso, por causa do desmatamento falta caça para a jaguatirica e então ela invade as fazendas e é morta.

Novamente o grande predador é o homem.