Bichos da mata/Introdução

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa
A Floresta Amazônica no mapa do Brasil.

A Floresta Amazônica... sabe lá o que é isso? Você já pensou seriamente sobre o que é uma floresta? Floresta mesmo, lotadinha de árvores, com um rio enorme cortando as terras e muitos outros rios menores se espalhando por todo lado.

A gente costuma falar: "Ah, tem macacos na Floresta Amazônica!" mas, nem imagina o que seja um tapete imenso todo verde cobrindo uma grande parte do Brasil.

Pois é... se ouve dizer que a Floresta Amazônica tem uma grande biodiversidade. Você sabe o que é isso?

A floresta

Significa que lá existem mais espécies de bichos que nos outros lugares. Na verdade, muitos são conhecidos e tem alguns que são desconhecidos porque a Floresta é enorme e tem lugares que ainda nem foram explorados.

Além disso, a Floresta Amazônica é considerada o "pulmão do mundo" e todos os países tem interesse em possuir suas riquezas.

A floresta é viva![editar | editar código-fonte]

Que tal desligar das descrições da escola e juntar os bichos todos dentro de um único livro?

Claro que não vão caber... e vamos precisar torcer para eles não brigarem uns com os outros, porque é capaz de não dar certo misturar o peixe boi com a onça, cobras e macacos, jacarés e papagaios...

Papagaio.

Então vamos lá... sem esquecer que esses bichos vivem na floresta porque lá é o habitat ideal para eles. São as plantas, as águas e o solo da mata que criam o ambiente ideal para eles viverem, mas essa é outra história que não cabe aqui.

Apenas cabe lembrar que todos nós somos responsáveis por tomar conta da nossa floresta. Ela é nossa maior riqueza. Hoje vocês são crianças, vão aprender e descobrir, amanhã, quando crescerem, vão ajudar a tomar conta para não desmatarem e para preservar o ambiente natural dos nossos bichos.

O Rio Amazonas, que corta a floresta tem mais de mil afluentes, portanto faça ideia da variedade de seres que vivem nessas águas. Além disso, use sua imaginação para avaliar a quantidade de plantas... dizem que na floresta há mais de 10 milhões de espécies vivas... mas pode ser que existam muitas mais!

Isso significa que aquele grande tapete verde é vivo! Entre as árvores, nos rios, no solo, por toda parte da floresta existe vida, desde a mais minúscula, que a gente nem percebe, até as maiores espécies (existem árvores com mais de 50 metros de altura).

Os bichos da mata[editar | editar código-fonte]

Existem tantos bichos e tão diferentes, que é melhor a gente fazer uma comparação dos tipos e hábitos deles. Alguns você certamente já conhece, pois deve ter visto nos zoológicos, na internet ou em fotos, mas aposto que a gente vai descobrir alguma coisa nova para contar...


Vamos soltar os bichos...


Desenho feito por uma criança, Ucrânia.