Astronomia Mirim/O destino das estrelas
De Wikibooks
Tabela de conteúdo |
[editar] Estrelas como o Sol (1 a 1,5 massa solar)
Queimam o seu combustível por cerca de 5 bilhões de anos. Ao acabar o combustível, incham de tamanho e se transformam em gigantes vermelhas por alguns milhões de anos. Então se tornam anãs brancas do tamanho da Terra.
[editar] Estrelas (< 1 massa solar)
Queimam lentamente o seu combustível, durando muitos bilhões de anos, também chamadas de anões-marrons.
[editar] Estrelas (1,5 a 3 massas solares)
Queimam rapidamente o combustível, explodindo e se tornando estrelas de nêutrons.
[editar] Estrelas (> 3 massas solares)
Queimam extremamente rápido o combustível, durando apenas poucos milhões de anos. Ao acabar o combustível que suportava o peso da estrela, ela contrai-se violentamente. Parte externa da estrela ricocheteia na parte interna e explode de maneira espetacular, transformando-se numa supernova, uma das maiores explosões conhecidas. Parte interna da estrela continua contraindo-se e diminuindo de tamanho sem parar, até transformar-se em um buraco negro.
A Terra e o Céu (A Terra, O Sol, A Lua) Fenômenos visíveis no céu (Estrelas piscando, Estrelas cadentes, Cometas, Os objetos que não piscam, Mapa do céu) Os planetas e o Sistema Solar (Linha do tempo das descobertas, Mercúrio, Vênus, Marte, Asteróides, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão e outros planetas anões, Limites do Sistema Solar) Outras estrelas (As estrelas locais, A origem das estrelas, Nebulosas e aglomerados de estrelas, O destino das estrelas) Outros planetas, As Galáxias (A Via-Láctea, O Grupo Local), O Universo, Os objetos mais estranhos (Buracos negros, Buracos de vermes), A origem e o destino do universo (A grande explosão, Expansão infinita, A grande implosão)

