Alemão/Gramática/Sentenças

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

Estrutura das sentenças na oração principal[editar | editar código-fonte]

Está aqui o guia final da sintaxe para uma oração principal. O alemão permite uma considerável liberdade sintática enquanto as partes do discurso são indicadas através do caso, melhor do que a sintaxe. Entretanto, há algumas convenções a seguir, especialmente as que reduzem a ambigüidade dos pronomes.

Ordem das palavras na oração principal
Primeira posição Qualquer coisa Usada para ênfase. algumas vezes as pessoas a colocam no particípio passado ou algum outro verbo na primeira posição. Você não deve fazer isso sem saber o que está fazendo. A primeira posição é usada para o assunto (Nominativo), como sempre.
Segunda posição Verbo conjugado "habe", "muss", "arbeitete"
Mittelfeld Pronome nominativo "ich"
Pronome reflexivo "mich", "uns"
Pronome acusativo A "dich"
Pronome dativo D "dir", "mir"
(Expressões temporais) Expressões de tempo, especialmete advérbios para intervalos de tempos curtos, são muitas vezes colocados aqui.
Substantivo nominativo "die Katze"
Substantivo dativo D "meiner Mutter"
substantivo acusativo A = ADDA "meinen Vater"
Frases preposicionais Tempo, Tipo, Lugar
Advérbios, Adjetivos predicativos Tempo, Tipo do local
Negação verbal usando "nicht" veja a seção de negações para melhor consideração desse tópico.
Posição final Todos os verbos remanescentes Prefixos sepáráveis "Ich fange damit an!"
Particípios passados (verbos conjugados devem ser como "haben" od. "sein) "Ich habe heute nicht gearbeitet."
Infinitivos usado com verbo de modo como um verbo conjugado. "Du sollst das nicht tun."
Usados com verbos de modo ou gosto (sehen, hören, helfen, lassen) "Ich höre dich atmen."
Frases verbais extensas: com três verbos na sentença Build Inwards
Traduzindo uma hipotética sentença em inglês como três verbos em alemão, o primeiro verbo em inglês - o verbo conjugado - poderia estar na segunda posição da sentença em alemão. o segundo verbo estaria fora da frase verbal, e no final da sentença em alemão. O terceiro verbo estaria imediatamente antes desse. Subj . 1 . [Mittelfeld] . 3 . 2.
"Ich habe (1) seit dem Unfall nicht arbeiten (3) können (2)." "I have (1) not been able (2) to work (3) since the accident." ("Eu não tenho nenhuma habilidade para trabalhar desde o acidente.")
Nachfeld A matéria que você se esqueceu de dizer, ou que você pensou após pronunciar o verbo. Isto ocorre tanto para nativos quanto aos que estão aprendendo a linguagem. Como sempre, tente se desviar disso. Esta posição é usada para comparações. Veja abaixo.

Esta é a sintaxe oficialmente sancionada de uma oração principal. Entretanto, a sintaxe em alemão não é escrita na pedra. Existe uma diferença considerável na maneira que se constrói a sentença. Antes de saírmos para fora do tópico, estão aqui algumas régras, convenções, e conselhos:

1) nos termos de ser colocado na sintaxe apropriada, os pronomes são os mais importantes, porque são esses os mais responsáveis à ambigüidade ("sie" = que pessoa, que parte do discurso, que encaixotam? Posto lhe em sua posição correta).

2) não é possível para uma sentença incluir todos os artigos listados, mas é ainda bom poder reproduzir esse esquema da memória.

3) você deve poder reconhecer um elemento de uma sentença. Para o exemplo, você não deve rachar algo como, einem Buch" do "mit;, para aquela é uma frase preposicional, isto é, um e somente um elementos da sentença. Muitos outros elementos da sentença são, entretanto, somente uma palavra. Você começa muito melhor neste enquanto o tempo vai sobre.

4) duas mnemônica boas. Número um: pronomes antes dos substantivos. sempre. mesmo se sente que estranho para pôr seu accusitive e o dative objeta antes de seu assunto (um substantivo), você deve começar usado a ele. Doesn't acontece muito frequentemente, though.

5) segundo é "ADDA" (isto é, NÃO DAAD, o Deutsche Akademische Austausch Dienst). ADDA descreve, primeiro, os pronomes (Accusitive, então dative), e então os substantivos (dative, então Accusitive). ADDA. pense de ABBA, mas com o D's em vez de B's.

6) a primeira posição é geralmente seu assunto, mas pode também extrair a atenção a algo que você quer discutir. 7) como será explicado abaixo, as frases preposicionais e os advérbios seguem o "Time, maneira, Place" formato.

8) além da ambigüidade de reducing/eliminating, você realmente tem uma quantidade justa de liberdade. "Time, Maneira, Place" é mais uma sugestão do que um commandment, e a maioria de textbooks alemães dizem-no para aprender o schema colocado para fora acima, mas para falar e escrever então suas sentenças com artigos na ordem de ascending de importance. Ponha o material importante na extremidade. Então você começa a seu verbo, que dá todas as palavras no meaning da sentença, tendo por resultado um crecendo da emoção e da compreensão. Ou não. Mas você vê como aquele pôde trabalhar.

9) se você falar bastante, seu começo dos verbos que vai aos lugares direitos. Parecerá perfeitamente natural que o verbo está na segunda posição, e que os outros verbos estão na extremidade. Começando usado subordinar tomadas das cláusulas mais tempo, mas eventualmente suas palavras vá ao lugar direito. A preocupação de Don't sobre fazer erros, mas tenta também não se esquecer do que verbo você tem a espera em sua cabeça até que a sentença termine.

10)Banir os termos, "subjeto", objeto direto, e objeto indireto de sua cabeça. Comece usado a explicar as coisas nos termos do "nominativo", "accusitivo", "dativo", e "genitivo". Mesmo vai para o "linking-" e "helping-verbs". Comece falar sobre verbos de modo. No geral, você tem que aprender como falar sobre a gramática para poder estudar com sucesso o alemão.

11) se você puder fazer as declinações em sua cabeça, você pode fazer a sintaxe em sua cabeça. A sintaxe é mais fácil.

Posição dos verbos[editar | editar código-fonte]

Orações com um verbo - Sätze mit nur einem Verbteil[editar | editar código-fonte]

Em uma oração principal (Hauptsatz), o verbo conjugado está na segunda posição.

Orações com um verbo
Primeira posição (I) (II) Mittelfeld Pontuação
1. Er geht nach Hause .
2. Heute Abend fahre ich mit dem Auto nach Köln .
3. Im Park machte er einen langen Spaziergang .

Segunda posição não significa o mesmo que segunda palavra, como você pode ver acima. Entretanto, há somente um grupo de palavras permitidas antes do verbo conjugado. Tais grupos de palavras são chamados "frases". Quando você puder pôr frases muito longas na frente do verbo conjugado você não deve usar os dois. Conseqüentemente a sentença "Heute Abend ich fahre mit dem Auto nach Köln"; é errado. Esta é uma diferença grande entre a sintaxe inglesa e alemã.

Orações com dois verbos - Sätze mit zwei Verbteilen[editar | editar código-fonte]

orações com dois verbos
Primeira posição (I) (II) Mittelfeld Segundo verbo Punctuation
4. Der Junge zieht den Mantel an .
5. Der Junge hat den Mantel angezogen .
6. Schüler müssen Hausaufgaben machen .
7. Gestern hat sein Vater ein fantastisches Essen gekocht .
8. Ein fantastisches Essen hat sein Vater gestern gekocht .

Às vezes você tem que usar mais que um verbo na mesma oração. Isto é válido para modo ou tempo Perfeito, os verbos separáveis, os de modo, etc.. Somente um destes verbos é conjugado. O verbo conjugado permanece na segunda posição.

Orações com três verbos - Sätze mit drei Verbteilen[editar | editar código-fonte]

Orações com três verbos
Primeira posição II Mittelfeld Terceiro verbo Segundo verbo Pontuação
9. Ich werde das morgen nicht machen können .
10. Du hast mich nicht besuchen dürfen .
11. Ich kann dir deinen Wagen übermorgen umsetzen helfen .

Às vezes há mesmo três verbos em uma oração. Estes envolvem geralmente modos e tempos perfeitos. O verbo conjugado está na segunda posição. Os dois verbos restantes estão no fim da oração, building inwards. O que seria o segundo verbo em inglês é colocado na extremidade, e o que seria o terceiro verbo é colocada antes do segundo verbo.

Ordem das frases - Reihenfolge der Satzglieder[editar | editar código-fonte]

Em inglês, você necessita das posições das frases para determinar se uma frase de substantivo é um assunto ou um objeto. No alemão os casos dizem-lhe que papel é atribuído a uma determinada frase de substantivo. Conseqüentemente, a ordem de palavra é mais menos estrita.

Primeira posição - erste Position[editar | editar código-fonte]

Em sentenças do ponto morto o assunto é mais provável na primeira posição (exemplos 1, 4, 5, 6). Entretanto, você pode pôr tudo lá que você quer forçar. Isto é muito comum com frases sobre o tempo ou o lugar (exemplos 2, 3, 7).

Os altofalantes ingleses necessitam recordar que a primeira posição está restringida a exatamente uma frase. Você pode mesmo pôr objetos na primeira posição (exemplo 8). Você fá-lo na maior parte, se você quiser emfatizar o objeto ou se você tiver que repetir a sentença porque seu sócio não compreendeu esta parte particular dela. Se o assunto não estiver na primeira posição, vai diretamente após o verbo conjugado (exemplos 2, 3, 7, 8), a menos que precedido por um pronome reflexivo ou por um pronome acusativo ou do dativo.

Ordem das frases no meio de uma sentença - Reihenfolge der Satzglieder im Mittelfeld[editar | editar código-fonte]

Introdução[editar | editar código-fonte]

No meio da sentença - parte entre as duas partes do verbo - as ordens dos verbos são flexíveis.

Frequentemente a ordem natural de uma sentença neutra para um sentença natural pode ser descrita assim:

  1. Tempo
  2. Objetos
  3. Modos
  4. Lugar


Linguistics stub.png

Esta página é um esboço de línguas. Ampliando-a você ajudará a melhorar o Wikilivros.